Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de junho de 2024
Rádios
Publicidade

Palmense selecionada em evento literário nacional

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

por Ivan Cezar Fochzato
Fonte:Assessoria

 

A aluna, Samara Batista, da Escola Municipal São Sebastião, representar o município e o estado do Paraná, na fase regional sul da Olimpíada da Língua Portuguesa. O poema da estudante palmense foi selecionado entre os nove melhores do gênero literário em nível de estado e entre os trinta e um semifinalistas que representarão o Paraná na primeira quinzena de novembro em Fortaleza, Ceará. O município participou com cem por cento das escolas municipais e 37,5% dos colégios estaduais. Foram 352 municípios participantes e apenas 27 contemplados.

Neste ano participaram do concurso professores e alunos da 4ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Com o tema “O lugar onde vivo”, a Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem.

 

Publicidade
Publicidade

A Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPC – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita.

 

Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país. Por ter obtido grande sucesso, a primeira olimpíada, o MEC resolveu instituí-la a cada dois anos.

 

Publicidade
Publicidade

Na tarde de quarta-feira (06) ocorreu a entrega da premiação aos vencedores, na presença de diretores de departamentos do município e lideranças políticas do município, em evento na Câmara de Vereadores.

 

A aluna, ao ser questionada, sobre sua participação na Olimpíada da Língua Portuguesa, disse que tinha esperanças que sua poesia fosse a escolhida, porém, quando soube do resultado, ficou muito feliz e emocionada. “Senti orgulho de mim mesma, da minha raça negra, da professora Rosemary que me deu muito apoio e também da Escola Municipal São Sebastião, toda equipe pedagógica e a diretora que me incentivou, sem contar com toda os responsáveis pelo departamento de Educação. Ainda não estou acreditando, parece um sonho muito bom. Agradeço a Deus por ter me proporcionado essa oportunidade”, destacou.

Publicidade
Publicidade