Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Palmas está entre as 500 cidades mais preparadas para atendimento à população idosa

É o que aponta o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, que analisou dados dos 5,5 mil município brasileiros

EconomiaGeral

por Guilherme Zimermann

hand-3672940_1280
Foto: Sabine van Erp/Pixabay
Publicidade

Palmas, no Sul do Paraná, está entre as 500 cidades brasileiras de médio porte mais preparadas para o atendimento à população idosa. É o que aponta o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) 2023, criado pelo Instituto de Longevidade e que mede o grau de preparação dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros para ofertar qualidade de vida às pessoas com 60 anos ou mais.

Índice de envelhecimento da população de Palmas dobra em 12 anos

O Índice é composto por três variáveis: Economia, Socioambiental e Saúde. Em cada variável, 23 indicadores são analisados. No quesito Socioambiental, por exemplo, entram na análise a carga tributária municipal, número de eleitores com 60 anos ou mais e número de matrículas no ensino superior com 60 anos ou mais.

No indicador Saúde é levado em consideração o número de estabelecimentos de saúde, número de leitos hospitalares, cobertura vacinal, número de óbitos, entre outros. Na questão econômica é levantado o Produto Interno Bruto, número de beneficiários do INSS, endividamento municipal, além de outros pontos. Os dados utilizados pelos Instituto são coletados em órgãos como INSS, IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda e Tesouro Nacional.

Publicidade
Publicidade

Cada um dos indicadores recebeu uma nota, conforme a análise dos dados. Quanto mais próximo de 100, melhor o resultado. No indicador de Economia, Palmas obteve o índice 38,5. No aspecto Socioambiental, a nota foi 45,9. O índice de saúde foi o que o município teve seu melhor desempenho, com 51,1.

Em âmbito geral, Palmas está na posição 487 entre os 5.570 municípios do Brasil no Índice de Longevidade. Considerando apenas o indicador Socioambiental, o município cai para a posição 3.607. No aspecto Economia, a posição de Palmas é a 5.190. Já no índice de Saúde, Palmas está na posição 2.543 no ranking nacional.

Publicidade