Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Novas estações confirmam Palmas como Capital Estadual do Frio

Pauta Dinâmica recebeu Rodrigo Ataíde que doou duas novas estações meteorológicas para intalação no município.

Geral

por Ivan Cezar Fochzato

b94da357-afed-4d60-8d15-a8b1eb549080
Publicidade

Está em visita ao município de Palmas, o engenheiro eletricista e observador climático, Rodrigo Ataíde, que há poucos dias fez a doação de duas estações meteorológicas instaladas na altitude de 1267 na região do Horizonte e também no perímetro urbano Bairro São Sebastião do Rocio, aos 1018 metros.

Morador de Goiânia, na capital do Estado de Goiás, disse que o investimento em Palmas se deu pela inquietação de o município não aparecer no mapa das temperaturas frias do país.

Integrante do Fórum Abaixo de Zero, que reúne especialistas e observadores do clima de todo Brasil, estabeleceu os contatos com membros da rede para que fosse possível instalar em Palmas estações que medissem as reais temperaturas do município, que embora registre as mais baixas do Estado, perdia seu status para General Carneiro, que mantém uma estação privada e que servia para a base de dados do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET).

[Grupo RBJ de Comunicação] Novas estações confirmam Palmas como Capital Estadual do Frio

Ataíde contou que a sua inserção em Palmas se deu pela inquietação de o município não aparecer no mapa das temperaturas frias. Contou que a primeira informação de Palmas foi com 15 anos quando da ocorrência de neve no município.

Publicidade
Publicidade

A participar do Programa Pauta Dinâmica na Rádio Club,  manifestou satisfação em poder estar no município e confirmar através de suas estações que Palmas não perdeu sua característica climática de registrar as temperaturas mais baixas do Paraná e até mesmo do Brasil em determinados dias.

O investimento na estrutura para a instalação dos equipamentos ocorreu pelo do fruticultor, Ivanir Dalagnol(AGRODALA), que inicialmente falou desta iniciativa conjunta com Rodrigo Ataíde

Ataíde e  Dalanhol salientam que agora o projeto é buscar apoio do Poder Público para ampliar a rede de estações e inserí-las na base de dados que permitiram uma referência de Palmas para órgãos de imprensa e pesquisa nacionais e internacionais.

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade