Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de maio de 2024
Rádios

Município e Celepar promovem inclusão digital para a terceira idade

Cotidiano

por Francione Pruch

Publicidade

Entre os dias 21 e 23, o Município de Pato Branco, por meio do CEU das Artes e do Esporte, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), promoveu a segunda edição do curso básico de smartphone, voltado à inclusão digital de idosos. A atividade ofereceu três turmas e contou com aproximadamente 65 idosos participantes.

A primeira edição aconteceu em dezembro de 2016 e foi um projeto piloto. Na oportunidade, o CEU de Pato Branco foi escolhido para receber a iniciativa desenvolvida pela Celepar. A procura foi bem superior às vagas, por isso, houve a preocupação em oportunizar, novamente, as aulas para a terceira idade. Na ocasião, cerca de 50 idosos participaram do curso.

Para o coordenador do CEU das Artes e do Esporte de Pato Branco, Natan Bertol, a segunda edição foi tão bem sucedida quanto a primeira. “Tivemos grande procura e participação assídua de pessoas que sentiam a necessidade deste aprendizado, tendo em vista que os smartphones são uma tecnologia que está bem difundida entre este público”, contou.

A instrutora voluntária da Celepar, Dircélia Maria Alessi, disse que a experiência anterior serviu para organizar a metodologia teórica e a prática em sala de aula. “Realizamos todas as adequações, tanto de conteúdo quanto de tempo necessário para explanarmos. Acredito que eles estão aprendendo muito bem, tendo em vista que as turmas deste módulo já estão até com grupos no aplicativo whatsapp”, disse.

Publicidade
Publicidade

“Lembrando que o Estatuto do Idoso defende, em um dos seus artigos, que o serviço público ofereça opções de inclusão digital à terceira idade, pois isso oportuniza qualidade de vida”, explicou Dircélia, que também contou que a demanda pelo curso aumentou consideravelmente.

O aluno Luiz Carlos Talau, 68 anos, contou que já possuía o aparelho, mas não sabia usar todas as funções. “Achei as aulas muito boas, aprendi bastante e já consigo me comunicar com os amigos e, principalmente, com os parentes que moram longe”, destacou.

O CEU das Artes e do Esporte de Pato Branco oferece diversos cursos e atividades, que contemplam desde crianças até a terceira idade.

Publicidade