Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Missão S.O.S Vida, a esperança para quem busca se livrar do vício da bebida e das drogas

Projeto é desenvolvido em Chopinzinho e oferece a oportunidade para que homens voltem a ter uma vida digna.

Geral

por Evandro Artuzzi

a7323a74-d90d-4d42-9e5c-b7e0005f91d7
Jamil Alves de Miranda se livrou das drogas e hoje é o coordenador do projeto em Chopinzinho. Foto: Evandro Artuzi/Extra FM
Publicidade

Se livrar do vício das drogas ou da bebida alcoólica. Essa é a vontade diária de milhares de pessoas em todo o Brasil. No Sudoeste do Estado, uma casa de apoio presta auxílio a pessoas dispostas a recuperarem sua dignidade, deixando pra trás o vício, que muitas vezes acaba com a vida pessoal e profissional, afastado a família e ocasionado a perda do emprego.

Em Chopinzinho, quem sofre desses males e realmente sente vontade de se tornar uma nova pessoa, começando da estaca zero, pode contar com o auxílio da casa de recuperação “Missão S.O.S Vida. Localizada na comunidade de Santa Cruz, há poucos quilômetros da cidade, a casa acolhe atualmente dez homens que até pouco tempo sofriam pelo consumo exagerado de bebida alcoólica ou por envolvimento com as drogas.

A casa é coordenada atualmente por Jamil Alves de Miranda. Natural de Pato Branco, ele é um dos vencedores do projeto. Antes de encontrar o apoio da casa na sua cidade natal, onde fica a sede do projeto, Jamil perdeu até a família por conta do envolvimento com as drogas.

Publicidade
Publicidade

Em entrevista à Extra FM, ele relatou que ingressou no mundo das drogas aos 15 anos, fazendo uso de crack. Essa decisão custou a perda da família (mulher e filhos) e o distanciamento de muitos amigos, além de problemas no trabalho. Jamil conta que foi na Missão S.O.S Vida de Pato Branco que se reencontrou com a vida. Aproveitou a oportunidade e parou de fazer uso da droga, recuperando sua dignidade e tantas coisas que havia perdido, entre elas, a família que tanto ama.

[Grupo RBJ de Comunicação] Missão S.O.S Vida, a esperança para quem busca se livrar do vício da bebida e das drogas — Jamil Alves de Miranda se livrou das drogas e hoje é o coordenador do projeto em Chopinzinho. Foto: Evandro Artuzi/Extra FM
Jamil Alves de Miranda se livrou das drogas e hoje é o coordenador do projeto em Chopinzinho. Foto: Evandro Artuzi/Extra FM

A missão S.O.S Vida aceita somente homens, desde que maiores de 18 anos. Atualmente, como já mencionado, dez estão em tratamento em Chopinzinho. Para estar no local, segundo Jamil, a vontade de mudar tem que partir da própria pessoa, caso contrário à recuperação não terá êxito. Ele afirma que o processo de internação é de, no mínimo, 9 meses, mesmo tempo de uma gestação, ou seja, a estadia na casa é a oportunidade de uma nova vida, seria uma espécie de renascimento.

Para a distração da mente, o local oferece, além de tratamento com psicólogos, também a oportunidade dos internos desenvolverem inúmeras atividades, como o cultivo de alimentos, manejo de aves, suínos e bovinos, entre outras.

Apesar de sua importância, a missão ainda não conta com apoio direto da administração pública de Chopinzinho. Entretanto, Jamil acredita que esse ano seja possível formalizar uma parceria para amenizar os custos com a manutenção mensal.

Publicidade
Publicidade

Por enquanto, o projeto é mantido com doações recebidas de diversos setores da sociedade. “Muitas pessoas nos ajudam com doações de alimentos, roupas, mas precisamos de muito mais. Estamos ampliando nosso espaço para receber novos internos, por isso também precisamos de móveis e materiais de construção, tudo o que vier é bem vindo”, disse.

O terreno onde o projeto está implantado foi doado pelo ex-vereador Adalberto Secchi. Na época, Secchi que é de uma família tradicional procurou a Paróquia São Francisco de Assis e ofereceu o terreno, que recebeu a missão, cuja sede está em Pato Branco e tem o apoio da Igreja Católica, através dos freis Franciscanos.

Em contato com a reportagem da Extra FM, Adalberto Secchi (Beiço) revelou que se houver necessidade está disposto a doar mais uma parte de seu terreno, que faz divisa com a área do projeto. “Não tem preço ver o sorriso estampado no rosto de um pai, de uma mãe em receber o filho de volta, curado, livre dos vícios, renovado para a vida”, disse.

Além de um imóvel que ainda está em processo de construção, a Missão S.O.S Vida de Chopinzinho utiliza o prédio da antiga escola da comunidade de Santa Cruz. O espaço foi adaptado e serve hoje como escritório, sala de estar e alojamento para os internos.

Publicidade
Publicidade

O coordenador Jamil afirma que é necessário fazer algumas melhorias, por isso, além de alimentos e material de limpeza, pede que a população auxilie com móveis. “Nesse processo de melhoria, precisamos de uma chapa de fogão para a nova cozinha e de alguns guarda-roupas para o alojamento”, frisou. Interessados em auxiliar no projeto podem conhecê-lo pessoalmente visitando a casa ou então através do contato direto com o coordenador Jamil pelo telefone/WhatsApp (46) 9 9942 – 0213.

 

Publicidade