Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Mais de 260 trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial em Palmas/PR

Economia

por redação

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Mais de 260 trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial em Palmas/PR — Secretário de Justiça do Paraná, Artagão Junior (Foto: RedeSul)
Secretário de Justiça do Paraná, Artagão Junior (Foto: RedeSul)

Mais de R$ 220 mil referentes ao abono salarial do PIS/Pasep dos trabalhadores de Palmas, Sul do Paraná, ainda não foram sacados. De acordo com o secretário estadual de justiça, trabalho e direitos humanos, Artagão Mattos Leão Junior, em entrevista ao RBJ, cerca de 260 palmenses ainda não realizaram a retirada do benefício no valor de um salário mínimo (R$ 880,00). Até o inicio do mês de setembro, eram cerca de 350 trabalhadores que não haviam buscado o benefício.

Tradicionalmente, o prazo para o saque se encerra no mês de agosto, mas devido ao elevado número de pessoas que não buscaram as agências bancárias, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prorrogou até o dia 31 de dezembro o período para o saque do abono. No site da Secretaria de Justiça, o trabalhador pode acessar o sistema do MTE para consultar se está entre os beneficiados.

Têm direito ao benefício, os trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos por mês em 2014. É preciso estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2014. Além disso, o patrão tem que ter informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho. O valor é de um salário mínimo.

Publicidade
Publicidade

Os valores que não forem sacados até o final do prazo vão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), um fundo vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego e responsável pelo pagamento do seguro-desemprego. Os beneficiários do PIS realizam o saque nas agências da  Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep, exclusivo para servidores públicos, deve ser sacado nas agências do Banco do Brasil.

Publicidade