Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de janeiro de 2021
Rádios

Juiz eleitoral esclarece relatório da PF envolvendo vereador cassado em Palmas

Cotidiano

por Guilherme Zimermann

DSC_0398
Publicidade

Em nota divulgada nesta terça-feira (12), o juiz eleitoral da Comarca de Palmas, Eduardo Resseti Pinheiro Marques Vianna, apresentou seu posicionamento sobre o caso do ex-vereador Ezequiel da Silva (Zico do Mercadão).

+ PF concluiu inquérito que investigou compra de votos por ex-vereador de Palmas

Ex-vereador de Palmas destaca resultado de investigação da Polícia Federal

No documento, o magistrado destaca que o ex-vereador foi condenado em decorrência de prática de ato ilícito eleitoral, previsto no artigo 41-A da Lei 9.504/97:

“Constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqüenta mil Ufir, e cassação do registro ou do diploma”.

Salienta o juiz, que o ex-vereador teve a condenação confirmada em todas as esferas da justiça eleitoral. Sobre a investigação conduzida pela Polícia Federal, explica que o alvo era apuração de suposto crime que violava o artigo 299 do Código Eleitoral:

“Art. 299. Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita: Pena – reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.”

“Ou seja, o teor do artigo 41-A da Lei 9.504/97 e o do artigo 299 do Código Eleitoral são completamente distintos”, pontua o magistrado, destacando que o relatório da Polícia Federal não possui relevância para fins da sentença já proferida pela Justiça Eleitoral. “A decisão que cassou o ex-vereador permanece firme e com base sólida em provas e fatos já analisados”, afirma.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Juiz eleitoral esclarece relatório da PF envolvendo vereador cassado em Palmas
[Grupo RBJ de Comunicação] Juiz eleitoral esclarece relatório da PF envolvendo vereador cassado em Palmas
Publicidade