Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Jovem no campo foi tema de Encontro Estadual da Juventude Rural

Juventude em Ação

AgriculturaPolítica

por redação

Publicidade

A sucessão rural e a permanência no campo dos jovens agricultores é assunto que preocupa as principais lideranças rurais do Paraná. Este foi o tema principal discutido no 1º Encontro Estadual da Juventude Rural do Paraná, que aconteceu em Pontal do Paraná, no litoral do Estado na semana passada.
O encontro atraiu cerca de 300 jovens de 180 municípios do Estado e foi organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e Instituto Emater Paraná. Durante o evento foram discutidos também outros temas variantes que envolvem a sucessão rural e a permanência no campo, como educação, acesso à terra, trabalho e renda. O município de Francisco Beltrão contou com um representante no encontro. Foi o agricultor e militante do MST Moacir Prado, residente no Assentamento Missões, interior do município.
O encontro resultou na elaboração de uma carta com diversas reivindicações. O documento será encaminhado a todas as autoridades estaduais e nacionais, inclusive à presidenta Dilma Roussef. Uma das reivindicações foi apresentada por Moacir Prado. Trata-se de acesso facilitado ao bloco de produtor rural, problema que muitos filhos de assentados enfrentam quando buscam o documento junto às secretarias municipais de agricultura. Estima-se que exista no Estado cerca de 500 mil jovens rurais, distribuídos em cerca de 370 mil propriedades, sendo que 80% destas propriedades são da agricultura familiar, de pequenos e médios produtores.

Publicidade