Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

IOEB aponta 11 municípios da região dentre os melhores em Educação

Geral

por redação

Publicidade

Onze municípios localizados na região Sudoeste do Paraná figuram entre os quinhentos melhores  do pais em Educação, conforme o ranking dos 500 mais bem posicionados no Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (IOEB), publicado pela Revista Exame no final de fevereiro.

O IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira envolve dados desde a educação infantil ao ensino médio, nas redes municipal e estadual, considerando o conjunto da população  e não apenas os que estão na escola.  mO índice é formado por fatores como atendimento, aprendizado e aproveitamento escolar. Também leva em conta o IDEB dos anos iniciais e finais e taxa de matrícula do ensino médio.  Além disso, mensura a escolaridade dos professores, número médio de horas aula/dia; experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil.

Com base nestes quesitos e parâmetros, o município de Bom Sucesso do Sul, é um dos destaques aparecendo na sesta posição nacional, com índice de 5.8, sendo que o município com melhor colocação, Sobral (CE) atingiu 6.1.  O município de Bom Jesus do Sul com índice de 5.5 ficou em 48º no ranking nacional; Realeza (5,4) na 56º na lista dos melhores. O município de São João  ficou com a 114ª colocação, com o índice de 5,4; Enéas Marques (5.2) na posição 272. Com mesmo índice está Dois Vizinhos, na posição 302, Flor da Serra do Sul em 333º e Pato Branco, na posição 403.  Aparecem na lista ainda com índice de 5.1, os municípios de Boa Esperança do Iguaçu (422) e São Jorge do Oeste (477).

O município de Francisco Beltrão, com índice de 4.8, ocupa a  posição 1369 no ranking e Palmas com 4.1  na posição  3358.  A média do Estado do Paraná é 4.9 e do Brasil, 4.5.

Publicidade
Publicidade

ACESSE A PLATAFORMA

O índice foi idealizado pelo autor do IDEB – índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Reynaldo Fernandes  e por Fabiana de Felício que ocupou a direção de estudos educacionais do INEP/MEC.

Publicidade