Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Inovação e tecnologia são palavras-chave para o inverno do próximo ano

Cotidiano

por redação

Publicidade

 

[Grupo RBJ de Comunicação] Inovação e tecnologia são palavras-chave para o inverno do próximo ano — Angélica Coelho(palestrante), Marta Tesser(Senai), Gildo Kist(Sinvespar) e Letícia Stocco(Sebrae) foram os representantes das entidades que participam do projeto Inova Moda.
Angélica Coelho(palestrante), Marta Tesser(Senai), Gildo Kist(Sinvespar) e Letícia Stocco(Sebrae) foram os representantes das entidades que participam do projeto Inova Moda.

Contando com a presença de empresários, profissionais e estudantes, aconteceu na terça-feira, 5, no auditório do Senac, a primeira palestra do 3° ciclo de palestras e oficinas para apresentação do Caderno Inova Moda “Caminhos – Inverno 2016”, realizado por meio do convênio entre o Sebrae e o Senai, para promover a incorporação da criatividade e inovação nas pequenas empresas, tornando-as mais competitivas. No Sudoeste, as entidades contam com o incentivo e apoio do Sinvespar. A gerente regional do Senai, Marta Tesser, afirma que cada vez mais o Sudoeste está na rota da moda “é a oportunidade de fortalecer ainda mais o setor do vestuário que já é referência no Brasil”.

O evento é voltado para os empresários que atuam no segmento do vestuário, moda e design para que possam ter a oportunidade de conhecer as tendências do inverno 2016 em conceitos, cores, tecidos e modelagem.

Como subsídio e suporte para desenvolver os trabalhos, foi lançado o caderno Inova Moda “Caminhos – Inverno 2016” que é dividido em duas publicações, uma voltada aos processos criativos e outra com foco em tecnologia, ambas com informações diferenciadas para que as pequenas empresas do setor do vestuário enfrentem a concorrência na dinâmica indústria da moda.

Publicidade
Publicidade

Pela terceira vez, o evento acontece em Francisco Beltrão. O estilista Gildo Kist, que na oportunidade representou o Sinvespar, exaltou as entidades que se esforçam para trazer o ciclo de palestras, que é nacional, também para Francisco Beltrão, oportunizando assim, a atualização das tendências mundiais para os empresários da região. A designer Ana Lígia Krauspenhar, da Kenusa, afirmou que mesmo visitando as principais feiras do Brasil, ter uma palestrante e workshops aqui, contribui para a qualificação dos demais profissionais que estão na linha de produção das coleções.

A palestrante e responsável pelos workshops até amanhã, é a estilista e profissional, Angélica Coelho, que veio do Rio de Janeiro para abordar todos os passos da produção, com o objetivo de fomentar o setor com ideias criativas “por mais que os empresários e estilistas tenham experiência, é importante seguir passo a passo, sem pular etapas de produção. Estou aqui para desenvolver nos profissionais a vontade de fazer diferente, para que o produto não caia na mesmice. O produto brasileiro é bom, os profissionais são criativos, a tecnologia brasileira está melhorando, mas não podemos cair na rotina para não perdermos o potencial inovador. O modo artesanal brasileiro com as características regionais pode ser potencializado com a tecnologia dos grandes centros mundiais”, declarou Angélica. O material que o Sebrae e o Senai preparou foi distribuído aos participantes com dicas, detalhes, cartela de cores e moldes, além de um referencial teórico e estatístico das tendências para o inverno 2016 para que sejam replicados nas empresas “o material é bem completo e capaz de ajudar os profissionais no dia a dia da produção”, finalizou Angélica.

[Grupo RBJ de Comunicação] Inovação e tecnologia são palavras-chave para o inverno do próximo ano — Empresários, profissionais e estudantes que participaram da palestra de abertura dos trabalhos.
Empresários, profissionais e estudantes que participaram da palestra de abertura dos trabalhos.

Itinerário da moda
O ciclo de palestras vai passar ainda por Maringá, Apucarana e Terra Roxa. Em Francisco Beltrão, as oficinas foram divididas em módulos com informações complementares e seguem até o próximo dia 13, com o “Laboratório de Criativação”, voltada para desenvolver o processo criativo. Na oficina de “Desenvolvimento de Produto”, o foco é o planejamento e a produção de coleções. Já a oficina “Olhar da Forma” contemplará o aprendizado quanto às diferentes propostas e modelagens da estação, e no módulo “Elaboração de Fichas Técnicas” serão apresentados insumos para tomada de decisões com base na ficha técnica e seus desdobramentos na produção.

 

Publicidade