Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

IAP coleta materiais para detectar risco de dano ambiental

Geral

por redação

Publicidade

No início da tarde (12) fiscais do IAP – Instituto Ambiental do Paraná chegaram ao local do acidente com o caminhão volkswagen constellation que caiu no rio chopim ao tentar fazer a travessia para o município de Coronel Domingos Soares pela ponte do abarracamento, no tarde desta segunda-feira (11).

Os fiscais estiveram no local para a coleta de amostra da água para análise técnica em laboratório credenciado em Toledo, Paraná. O resultado deve sair em uma semana. Pela manhã uma equipe da empresa WGRA, especializada em gerenciamento de risco ambiental, contratada pela seguradora chegou para realizar a retirada do restante da cola.

Técnicos relataram ao RBJ que a primeira ação foi esgotar o tanque de combustível, posteriormente barreiras de contensão e barreiras absorventes foram postas na água para evitar maiores danos ambientais.

Após o trabalho dos fiscais do IAP, os técnicos da WGRA iniciarão a remoção dos 6 mil litros de cola restante. Só após a remoção que será possível a retirada do caminhão de dentro da água.

Publicidade
Publicidade

Segunfo Wilfried Schwarz fiscal do IAP, o primeiro passo é identificar a periculosidade do produto que entrou em contato com a água. Questionado sobre o dano ambiental Schwarz salientou que avaliações serão feias a cerca da situação “quando se transporta produtos perigosos, precauções tem que ser tomadas, essa não foi a melhor opção de caminho” finalizou.

leia mais: 

Demorou: Caminhão despensa de ponte no interior de Palmas

Publicidade