Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
09 de maio de 2024
Rádios

Governo do Estado apoia projeto para aumentar a produção de leite no Sudoeste

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Evandro Artuzi com informações da AEN
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e o Instituto Emater vão dar suporte técnico e tecnológico para o desenvolvimento de um projeto criado pela Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná para aumentar e melhorar a produção de leite e queijos. A proposta deverá beneficiar os 42 municípios da região.

 

O projeto foi apresentado ao governo estadual na quarta-feira (26/09) e a estimativa é de que sejam necessários R$ 73,6 milhões para a realização de ações de capacitação e qualificação de 45.700 agricultores e agroindústrias familiares. Os recursos serão negociados pelos próprios produtores e municípios junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Publicidade
Publicidade

O documento apresentado ao governo prevê a transformação de 150 propriedades produtoras de leite e 30 propriedades que fabricam queijo no Sudoeste em Unidades de Referência, que servirão de modelo para os demais produtores. Elas serão distribuídas de forma estratégica para multiplicar boas práticas de manejo e produção.

 

Os treinamentos previstos são nas áreas de Sanidade Animal, Tecnologia de Produção Leiteira e Qualidade do Leite. Os produtores serão capacitados para reformular as ações nas propriedades, desde o trato animal até a manipulação da produção. Entre os cuidados exigidos estão exames preventivos para identificação de doenças infectocontagiosas no rebanho e a higienização nas fases de ordenha, pós-ordenha e na atividade queijeira.

 

Publicidade
Publicidade

ALINHAMENTO – Segundo o diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Otamir Martins, o projeto está alinhado com os objetivos já traçados pela pasta. Para ele, o projeto poderá ganhar uma dimensão ainda maior se for negociado também com o Banco do Brasil, para apoiar diretamente os produtores com linhas de financiamento atrativas.

 

Segundo Martins, a proposta do Sudoeste deve ser focada na qualidade do leite. Ele disse que a secretaria será parceira do projeto apoiando inovações tecnológicas desde a produção até o mercado consumidor. “A agricultura não pode mais ser apenas um meio de sobrevivência. Os produtores rurais devem enfrentar os novos desafios que estão propostos para gerar renda”, disse.

 

Publicidade
Publicidade

MAIOR PRODUTORA – A região Sudoeste do Paraná se destaca como a maior produtora de leite do Estado, respondendo por 26,% da produção estadual, estimada em 3,6 bilhões de litros, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral). As informações são baseadas em estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

 

Segundo o médico veterinário Fabio Mezadri, do Deral, o Sudoeste foi a região que mais cresceu em produção de leite nos últimos anos. Entre os anos 2000 e 2010, o aumento foi de 214%, passando de 304,3 milhões para 956,3 milhões de litros por ano. “Isso demonstra que a região está fazendo uso de mais tecnologia, embora tenha caminhos a serem percorridos para atingir o padrão recomendado”, diz.

 

Publicidade
Publicidade

RESULTADOS – Entre os resultados esperados pela proposta da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, que é vinculada à associação dos municípios da região, estão a melhoria da qualidade e da apresentação de produtos de melhor qualidade, produzidos dentro dos padrões e normas vigentes sobre o leite e queijo; produtores capacitados para o manejo dos animais, agindo proativamente no controle da saúde animal e em sua alimentação; a adoção de tecnologia de produção na propriedade para melhorar o manejo da pastagem e proporcionar o aumento da produtividade e qualidade do leite; adoção de tecnologia da produção de queijo para fabricação de produtos tradicionais, como os queijos coloniais de reconhecida qualidade, com a valorização da mão de obra feminina e de jovens, com grande retorno social e elevada agregação de valores aos produtos.

 

Participaram da discussão do projeto o diretor geral da Seab, Otamir Cesar Martins; o presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann; o diretor de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro) da Seab, Romulo Assis Lima; o diretor da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Celio Bonetti; o vice-presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Elcio Munaretto; e os chefes de núcleo da Seab em Pato Branco, Rosangela Picolo; em Francisco Beltrão, Neri Munaro; e em Dois Vizinhos, Vinicius Deotan Coletti.

Publicidade