Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Fim de colheitas puxa para baixo saldo de empregos em Palmas

Setor agropecuário registrou desligamentos de mais de 500 trabalhadores.

Economia

por Guilherme Zimermann

Carteira de Trabalho
Publicidade

Com o fim de atividades agrícolas sazonais, como as colheitas da maçã e batata, o município de Palmas, Sul do Paraná, sente os efeitos na geração de empregos. No mês de maio, o município apresentou saldo negativo de 363 empregos, sendo praticamente a totalidade dos registros no setor agropecuário. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Em maio, os setores da agropecuária, indústria, construção, comércio e serviços registraram 532 contratações. Porém, também contabilizaram 895 desligamentos, o que gerou o saldo negativo de 363 postos de trabalho.

Somente a agropecuária registrou saldo negativo de 364 empregos. O segmento contratou 144 trabalhadores, mas registrou a saída de 508. Destes, 203 atuavam no cultivo de batata.

Indústria, construção e serviços também ficaram com saldos negativos de empregos, mas em números menores. Somente o comércio fechou o mês de maio, com mais admissões do que desligamentos em Palmas.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Fim de colheitas puxa para baixo saldo de empregos em Palmas — Dados de emprego em Palmas no mês de maio (Fonte: Caged)
Dados de emprego em Palmas no mês de maio (Fonte: Caged)

No acumulado de janeiro a maio, Palmas ainda mantém resultados positivos, com 3.594 contratações e 3.158 demissões. No período, a agropecuária é o setor com maior saldo. A indústria registrou maior mais desligamentos do que admissões.

[Grupo RBJ de Comunicação] Fim de colheitas puxa para baixo saldo de empregos em Palmas — Dados de emprego em Palmas entre janeiro e maio (Fonte: Caged)
Dados de emprego em Palmas entre janeiro e maio (Fonte: Caged)
Publicidade