Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de maio de 2024
Rádios

Fim da taxação ao leite importado será debatida na Amsop

Geral

por Juliana Raddi

95bf341b5bac5913040c09d6edb70dfc
Publicidade

Apesar da sinalização do presidente Jair Bolsonaro de rever o fim da medida antidumping que impunha taxas ao leite oriundo de outros países, a Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) irá manter evento programado para esta sexta-feira (15). A audiência pública irá reunir prefeitos, vereadores, deputados e representantes de empresas e entidades ligadas à produção leiteira para reforçar o pedido pela volta da taxa de importação e a adoção de medidas para fortalecer a atividade.

[Grupo RBJ de Comunicação] Fim da taxação ao leite importado será debatida na Amsop

“É uma pauta que está ligada à agricultura familiar, especialmente. Esse leite entrando no Brasil sem a taxa de importação tende a inviabilizar muitas propriedades, que já trabalham com margens apertadas”, argumenta o presidente da Amsop e prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci.

O fim da taxação foi formalizado na semana passada pelo governo federal. A medida vinha sendo imposta desde 2001 à Nova Zelândia e União Europeia, com taxas de 3,9 a 14% sobre o leite em pó que entrava no Brasil. O temor das lideranças regionais é de que a abertura force os preços do leite para baixo, prejudicando produtores rurais que dependem da atividade.

Os dados mais recentes apontam que o Sudoeste produz 1,2 bilhão de litros de leite por ano. A audiência pública acontece às 9 horas, no auditório da Amsop, e é aberta à participação da população.

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade