Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Filhos na escola garantem permanência no Bolsa Família

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Larissa Mazaloti

 

Quem recebe o Bolsa Família e não cumpre os critérios do programa de transferência de renda pode ter os benefícios suspensos e até cancelados. Um dos deveres das famílias beneficiárias é manter os filhos na escola com freqüência escolar de no mínimo 85% para alunos de seis à 15 anos e 75% para adolescentes de 16 e 17 anos.

 

Publicidade
Publicidade

A cada dois meses um profissional habilitado da secretaria municipal de Educação faz o controle e repassa ao Ministério da Educação. Os dados são acessados pela secretaria de Ação Social de cada município, para que possam ser verificadas as condições dos beneficiários do Bolsa Família.

 

Em todo o país, são 17,6 milhões de crianças e adolescentes que estão na faixa etária de 6 a 17 anos, aptos a estudar. De acordo com o MDS (Ministério de Desenvolvimento Social), o processamento das informações sobre educação mostra que, até agora, no Brasil inteiro, o percentual de alunos na faixa etária de 6 a 15 anos cuja frequência escolar foi acompanhada chega a 22,12%. Já para os jovens entre 16 e 17 anos, esse monitoramento alcança 15,95%.

 

Publicidade
Publicidade

Em Francisco Beltrão são acompanhados mais quatro mil alunos das 35 escolas públicas municipais e estaduais. Quando é constatado que a freqüência não chega aos 75 e 85%, as escolas devem apresentar uma justificativa que aponte o motivo da ausência na escola ou mesmo, a evasão escolar.

 

Na opinião da secretária municipal de Educação de Francisco Beltrão, Olívia Ferrari, o critério da freqüência escolar do Bolsa Família contribui para a permanência de crianças e adolescentes nas escolas.

 

Publicidade
Publicidade

Quem explica que tipo de sanções ou cortes podem ter as famílias cadastradas no Bolsa Família e que não cumprem o critério da freqüência escolar é a responsável por este controle na secretaria de Ação Social de Francisco Beltrão, Josiane Soares Saí. De acordo com ela, no mês de outubro, são 3.276 famílias que participam do programa Bolsa Família.

 

Josiane apresenta alguns dados referentes às mais de quatro mil crianças e adolescentes que são beneficiários e freqüentam as escolas de Francisco Beltrão.

 

Publicidade
Publicidade

Ouça o áudio

 

 

Publicidade