Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de maio de 2024
Rádios

Federação das Comunidades Quilombolas do PR elege nova presidência

Geral

por redação

Publicidade

Os integrantes da Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná (FECOQUI) elegeram na última semana, Alcione Ferreira da Silva, liderança da Comunidade Maria Adelaide Trindade Batista, localizada em Palmas, Sul do Paraná, para a presidência da entidade.

Conforme ele, que também integra o Conselho dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do Estado, seu trabalho será conduzido no sentido de reforçar a luta quilombola no estado e no país, ”buscando nossos direitos, como a titulação de nossos territórios e outras políticas públicas para atendermos todas as comunidades quilombolas do Paraná”.

Afirma que no Paraná, as comunidades de Palmas, Maria Adelaide, Castorina Maria da Conceição e Tobias Ferreira, são as que contam com melhor estrutura, com vias de acesso em condições aceitáveis, com escolas e unidades de saúde próximas, ao contrário de outros lugares, onde comunidades estão sediadas em locais de difícil acesso. “Principalmente na região do Vale do Ribeira, eles vivem como no tempo da escravidão”, denuncia a liderança.

Segundo a FECOQUI, o Paraná tem 86 comunidades quilombolas, com cerca de 20 mil famílias, sendo 37 comunidades reconhecidas pela Fundação Palmares, instituição ligada ao Ministério da Cultura.

Publicidade