Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

FAEP realizará na região o seminário sobre as tendências de mercado de grãos

Agricultura

por redação

Publicidade

No  próximo dia 27 de julho, 09h00 às 11h30, no Centro Regional de Eventos em Pato Branco, a  FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná, em parceria com os sindicatos rurais, promove o seminário “Tendências de Mercado de Grãos”.

No programa de abordagens pelo consultor, Flávio França Junior, estarão temas como a mudança climática nos Estados Unidos, a volatilidade de preços das commodities agrícolas no mercado internacional, a taxa de câmbio, dentre temas vinculados setor. O seminário ocorrerá no  auditório do Centro Regional de Evento Rua Benjamin Borges dos Santos, nº 611 – Fraron

Ao Boletim Informativo da FAEP,  página 06, o palestrante antecipou algumas análises sobre o mercado de soja, milho e o que produtor pode fazer diante do atual cenário econômico. Destacou que no caso da soja a expectativa de preços é positiva para os produtores. Os preços na Bolsa de Chicago subiram nas últimas semanas e estão mais interessantes na comparação há dois anos. A combinação entre câmbio e mercado internacional, o reflexo no nosso mercado interno está totalmente favorável ao produtor rural.

No caso do milho o cenário também é favorável, com preços recordes. Para o produtor de carne, como os avicultores e suinocultores, a situação é bastante complicada, porque eles estão pagando preços estratosféricos para o milho, assim como para o farelo de soja, das matérias-primas básicas da alimentação desses animais. No segmento de carnes de forma geral nós temos uma situação bem diferente para quem é produtor de grãos. Porque há pouco produto no mercado e os preços estão extremamente aviltados e o que está gerando uma crise.

Publicidade
Publicidade

Há uma tentativa de buscar o produto lá fora, sendo importado do Paraguai e, principalmente da Argentina, com mais de 1 milhão de toneladas. Tudo isso para tentar amenizar essa crise de oferta e inflação de preço do milho. Esse, talvez, seja o cenário mais preocupante para o agronegócio e não há muitas alternativas e soluções de curto prazo. A safra de inverno que está entrando agora está tendo problemas e será bem inferior ao que se projetava inicialmente. A temporada toda terá preço de milho muito alto, assim como do grão e farelo de soja.

Em relação a estratégias para essecenário,  destacou que cada ano é diferente do outro e o produtor não consegue escapar da volatilidade dos preços, da flutuação do câmbio, do mercado internacional. Por isso recomenda que ele acompanhe atentamente o mercado, fique de olho em três variáveis: a evolução do mercado internacional na Bolsa de Chicago, o câmbio e o prêmio, que é o valor cobrado, somado à cotação dessa Bolsa para fechar o preço de exportação. Além disso, deve adotar políticas de proteção de preço  para evitar ter surpresas a fim de garantir a sua renda em toda a temporada.

Publicidade