Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
15 de junho de 2024
Rádios
Publicidade

Extensa pauta de assuntos marca a Assembleia dos Bispos do Paraná

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão participa através de Dom Edgar Xavier Ertl.

GeralReligião

por Luiz Carlos

65
Publicidade

Na manhã de segunda-feira, 13 de março, os bispos iniciaram as atividades do dia com a celebração da Eucaristia, que foi presidida pelos bispos novos no Regional. O bispo auxiliar de Curitiba (PR), dom Reginei José Modolo, presidiu a Eucaristia, ladeado pelo bispo auxiliar de Cascavel (PR), dom Aparecido Donizeti de Souza, e pelo bispo de Cornélio Procópio, dom Marcos José dos Santos.

Entre os assuntos trabalhados neste dia, dom Geremias destacou a Missão São Paulo VI, que é mantida pela Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau, na África; a Pastoral Vocacional e formação dos sacerdotes; a atuação da Comissão Regional de Presbíteros (CRP); o Sínodo dos Bispos.

Segundo regimento, os únicos que participam integralmente da Assembleia, fora os bispos, são o secretário executivo do Regional e o Presidente da CRP. Sobre essa participação, o atual presidente da CRP, padre Emerson Lipinski, da diocese de São José dos Pinhais (PR), comentou: “Nós estamos aqui para partilhar as dificuldades dos padres do Paraná e apresentar para os bispos a calendarização do nosso Organismo, dos padres do Paraná, pedindo para os bispos o apoio e a presença na Pastoral Presbiteral”.

Um dos assuntos de destaque ao longo deste dia foi a Pastoral Vocacional e o Ano Vocacional. No período da tarde, os bispos receberam o coordenador regional da Pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) no Paraná, padre Marcelo Ribeiro da Silva, da diocese de Toledo (PR), para falar sobre o assunto. Ele apresentou aos bispos o desafio do envelhecimento do clero nas dioceses e os resultados de uma pesquisa realizada entre os seminaristas do Paraná.

Publicidade
Publicidade

“Pensar junto com os bispos a respeito da questão vocacional é determinante. Primeiro lugar, todos os bispos são os grandes promotores vocacionais das suas dioceses. Eles precisam, sobretudo, encontrar meios para que sua igreja local ganhe vitalidade, pensar no envelhecimento dos padres e também ajudar as comunidades a entenderem que cada comunidade pode gerar uma vocação”, disse padre Marcelo.

Esta Assembleia é eletiva, ou seja, os bispos elegem uma nova presidência, composta por presidente, vice-presidente e secretário, para os próximos quatro anos. A eleição será realizada na terça-feira, 14, antes da celebração eucarística de encerramento, que já será presidida pela nova presidência.

Os bispos do Paraná enviaram mensagem de vídeo ao Papa Francisco pelos dez anos de seu pontificado.

Fonte: CNBB (Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

Publicidade
Publicidade

 

 

Publicidade
Publicidade