Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
14 de julho de 2024
Rádios
Publicidade

DER assina contrato para restauração da PRC-280 entre Clevelândia e Pato Branco

Investimento será de quase R$ 181 milhões, para restauração do trecho de 40 quilômetros.

Geral

por Guilherme Zimermann

prc-280_pato_branco_a_clevelandia_03_0
Foto: DER/Divulgação
Publicidade

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) assinou contrato da obra de restauração em concreto da PRC-280 entre Clevelândia e Pato Branco.

O investimento será de quase R$ 181 milhões com prazo de execução de 450 dias, contando a partir da data da Ordem de Serviço, que será emitida em breve. O contrato foi assinado com a construtora Sanches Tripoloni e com a empresa Consol Engenheiros, as mesmas que realizaram as obras de Palmas ao Trevo do Horizonte e que conduzem os serviços de Clevelândia a Palmas.

Os primeiros 90 dias serão utilizados para elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia, com os 360 dias restantes dedicados para execução dos serviços no trecho, que tem 37,49 quilômetros de extensão.

O whitetopping prevê a recuperação do pavimento asfáltico existente, tanto nas faixas de rolamento quanto nos acostamentos, que fica interditado para servir de base para novas placas do pavimento rígido de concreto, com espessura de 22 centímetros. O serviço é realizado em um sentido da rodovia de cada vez, com o trânsito operando em sistema pare-e-siga durante a execução da obra.

Também está prevista a implantação de terceiras faixas em pontos críticos do trecho, onde as placas de concreto terão 28 centímetros de espessura. As faixas de rolamento medirão 3,50 metros de largura, com acostamentos de 2,50 metros em ambos os lados da pista, exceto nos segmentos com terceiras faixas.

O contrato prevê ainda serviços de terraplenagem para alargar a plataforma da rodovia onde for necessário, implantação de nova sinalização horizontal e sinalização vertical, além da instalação de sistema de drenagem superficial de águas.

Fonte: AEN-PR

Publicidade
Publicidade
Publicidade