Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Estelionatários usam resgate de ‘dinheiro esquecido’ para tentativas de golpes em Palmas

Moradora recebeu mensagem via WhatsApp para "agendar saque de saldo pendente" em sua conta bancária.

Geral

por Guilherme Zimermann

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Mensagem encaminhada pelo golpista à uma moradora de Palmas/PR
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Estelionatários estão se aproveitando do Sistema de Valores a Receber (SVR), lançado recentemente pelo Banco Central, para tentar aplicar golpes, principalmente através do WhatsApp.

Uma moradora de Palmas, Sul do Paraná, recebeu uma mensagem de um dos golpistas, que utiliza um número com código de área (DDD) 11, que se passava por um correspondente da Caixa Econômica Federal. Ele dizia que em consulta ao CPF da moradora, foi verificado que ela possuía um saldo pendente em sua conta e encaminhava um link para o “agendamento do saque”.

Na sequência da conversa, o estelionatário dizia que o saldo se tratava de valores esquecidos pela moradora. Ela não acessou o link, nem repassou mais dados pessoais ou bancários ao golpista.

Em nota encaminhada ao Departamento de Jornalismo da Rádio Club, a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal orienta os clientes a reforçarem cuidados na utilização de redes sociais, reiterando que a instituição bancária e seus correspondentes não enviam links e não entram em contato com clientes para oferecer consulta ou saque de valores a receber. Segue nota na íntegra:

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A CAIXA esclarece que o único site para consulta e solicitação dos valores esquecidos é o valoresareceber.bcb.gov.br.

A CAIXA ou seus correspondentes bancários CAIXA Aqui não enviam links e não entram em contato com clientes para oferecer consulta ou saque de valores a receber.

A CAIXA orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis.

O banco reforça os principais cuidados que devem ser observados:

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* Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas;
* Desconfie de mensagens solicitando dinheiro, mesmo sendo pessoas próximas, pois o telefone pode ter sido clonado;
* Desconfie de SMS, e-mail ou qualquer forma de comunicação dizendo ser de seu banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita;
* Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
* Utilize sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados;
* A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;
* A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares);
* Nunca aceite ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências.

O banco disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet www.caixa.gov.br/seguranca.

Em caso de dúvidas, os clientes têm à disposição os canais de atendimento: SAC/Ouvidoria 0800.726.0101, WhatsApp 0800.104.0104 ou qualquer uma das agências da CAIXA (www.caixa.gov.br/atendimento).

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