Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Empresários do sudoeste participam de missão técnica nos Estados Unidos

Geral

por Evandro Artuzzi

Publicidade

De 15 a 17 de janeiro passado, foi realizada em Nova York (EUA), a edição 2017 da NRF Retail’s Big Show. Um dos mais antigos e destacados eventos ligados ao varejo do planeta, a NRF chegou à 106ª edição, com números superlativos: 35.000 participantes de 94 países, 510 expositores, 3.326 empresas representadas e 1.145 brasileiros inscritos. O público nacional foi o segundo maior, perdendo apenas para o Canadá.

Entre os brasileiros, três empresários da região Sudoeste que fizeram parte da Missão Técnica do Comércio – Nova York, promovida pelo Sebrae/PR e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O casal Tania Regina Merlo Dalla Valle, proprietária da Priska Confecções, e Claudio Marcelo Dalla Valle proprietário da Datasis Informática, de Francisco Beltrão, e Adriana Dal Ponte Mocelin, dona das lojas L´acqua di Fiori e Laviér Store em Francisco Beltrão e Cascavel (região Oeste).

A empresária Tania Dalla Valle avalia a participação na missão técnica como uma experiência sem precedentes. “Foi maravilhosa. A NRF tem formato dinâmico, inovador. Nos deparamos com nossos fornecedores de nível mundial. Ainda tivemos oportunidade de assistir palestras como a do presidente da Intel [o CEO Brian Krzanich] falando sobre inovação”, analisa. Tania também aprovou a realização das visitas técnicas. Para ela, foi uma maneira de completar o aprendizado, vendo como o varejo norte-americano opera.

[Grupo RBJ de Comunicação] Empresários do sudoeste participam  de missão técnica nos Estados Unidos — Equipe que compõem a missão. Foto de divulgação
Equipe que compõem a missão. Foto de divulgação

Pessoas e tecnologia

Publicidade
Publicidade

Adriana Mocelin, por sua vez, revela que voltou com outras referências para a atividade comercial. “Percebi através das visitas técnicas que o setor varejista está repensando seu caminho, que precisamos ter outro olhar para o futuro. Os clientes de hoje querem fazer compras 24 horas por dia e nossa missão é aprender a lidar com esse mundo novo”.

A empresária salienta que muitos avanços do comércio dependerão do equilíbrio entre a tecnologia e aptidão das pessoas. “O conhecimento na gestão de resultados, sempre com senso de iniciativa, liderança e competência, também será de vital importância”, complementa Adriana.

Visitas técnicas

A comitiva paranaense teve ainda outros nove empresários e seis representantes do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e do Sebrae/PR, que foi responsável pelo acompanhamento técnico. Além dos três dias na NRF, ocorreram visitas em lojas, para observar na prática o que acontece no varejo norte-americano.

Publicidade
Publicidade

Osmar Dalquano Junior, coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, foi o responsável pela coordenação técnica da missão e destaca que a edição deste ano da NRF teve muitos conteúdos voltados para a qualificação profissional dos colaboradores e para o atendimento ao cliente.

“Falou-se muito sobre a valorização dos talentos e das novas tecnologias que estão chegando. O varejo norte-americano tem buscado a capacitação para o uso das ferramentas tecnológicas. Mas as equipes devem estar preparadas para usá-las”, alerta.

Dalquano relata ainda que tudo será permeado pelas relações humanas. “O congresso da NRF trouxe a abordagem de que o lado humano não pode ser substituído nas relações entre clientes e comerciantes”.

Inspiração

Publicidade
Publicidade

O coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, explica que a proposta da missão era inspirar os empresários para novos comportamentos. “Queremos que eles mudem seus referenciais. Buscamos provocá-los a adotar inciativas que possam mudar o patamar de seus negócios. Que eles possam enxergar o que está por vir, o quão profissional é o segmento e os caminhos que está tomando”, resume Dalquano.

Subsídio

As inscrições dos empresários foram subsidiadas pela Fecomércio PR, que esteve representada na missão pelo 10º vice-presidente da federação, Paulo Beal. Também presidente do Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Cascavel e Região, Beal avaliou como de grande importância a participação no evento. Tanto que, em reunião com o presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, ocorrida em Cascavel, no dia 8 de fevereiro, sugeriu que o número de participantes seja ampliado para o ano que vem.

“Foi uma experiência fantástica, com muitos conhecimentos compartilhados. Ganhou quem pôde participar. A parceria entre a Fecomércio PR e o Sebrae/PR foi extremamente válida e agora queremos multiplicar o que aconteceu com nossos colegas empresários”, comenta Paulo Beal.

Publicidade
Publicidade

Varejo Mais

Ações como a missão a Nova York têm sido incentivadas junto aos empresários sudoestinos. A participação de alguns dos empreendedores é comemorada pelo consultor Sabino Oltramari, gestor dos projetos do Comércio na regional Sul do Sebrae/PR.

“Além do conhecimento estruturado em cursos, palestras, seminários, workshops e consultorias, o programa Varejo Mais tem, como propósito, colocar o empresário do setor em contato com as mais modernas formas de gestão, conhecer tendências de um segmento que é pautado pelas novidades. Neste ano, novamente o Sebrae/PR e a Fecomércio PR proporcionaram uma missão internacional, para visitar a NRF e promover acesso às inovações”.

Publicidade