Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Embrapa desenvolve software para planejamento na produção de erva-mate

Agricultura

por redação

Publicidade

Um dos eixos da economia do Sul do Paraná, a erva-mate conta com mais uma ferramenta para o auxílio dos produtores na tomada de decisões sobre o manejo e o planejamento dos plantios. O Planin_Matte é um software de gestão desenvolvido pela Embrapa Florestas, baseado no programa Planin, utilizado pelo segmento de florestas plantadas para análise econômica.

Através de dados fornecidos pelo usuários, como custos e produção, o sistema calcula os parâmetros de análise econômica mais utilizados para a avaliação da produção ervateira em diferentes períodos de colheita. O software também faz o controle do fluxo de caixa, permitindo que o usuário acompanhe seus custos, emitindo relatórios dos gastos anuais.

Por meio do software, o produtor pode saber a taxa mínima de atratividade (TMA) da produção, o percentual mínimo que a cultura deverá retornar financeiramente para que valha a pena. O sistema traz outros parâmetros econômicos como o valor presente líquido (VPL) e a taxa interna de retorno (TIR). A ferramenta é gratuita e pode ser baixada do site da Embrapa.

A produção mundial de erva-mate está concentrada no Brasil, Argentina e Paraguai. A produção brasileira é de, aproximadamente, 935 mil toneladas, da Argentina é de 778 mil t e, do Paraguai, 85 mil t. No Brasil, o Paraná é o maior produtor com mais de 512 mil toneladas, concentrando-se nos municípios de Cruz Machado, São Mateus do Sul, Bituruna, Paula Freitas, General Carneiro, Inácio Martins, e Prudentópolis, seguido do Rio Grande do Sul com 296,4 mil e Santa Catarina, com 123,8 mil.

Publicidade