Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
29 de junho de 2024
Rádios
Publicidade

Em Chopinzinho 1300 pessoas já fizeram o uso das pulseiras de identificação da covid-19

O município implantou o uso no dia 12 de fevereiro devido aos inúmeros casos de descumprimento do isolamento domiciliar.

Saúde

por Edson Zuconelli

pulseiras.
Foto: Assessoria.
Publicidade

Desde o dia 12 de fevereiro até esta quarta-feira dia 10 de março, 1300 pessoas já fizeram o uso das pulseiras de identificação da covid-19 em Chopinzinho. Este método começou a ser utilizado devido aos inúmeros casos de descumprimento do isolamento domiciliar por pessoas com suspeita da doença e infectadas.

A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira através do boletim epidemiológico relacionado ao coronavírus. Neste momento são 223 pessoas fazendo o uso das pulseiras, 48 da cor vermelha (positivadas) e 175 da cor laranja (em acompanhamento).  Quem estiver usando qualquer uma das duas não pode circular, exceto na Unidade Sentinela, localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde Central, e no Hospital, que são referências no atendimento.

As pulseiras não podem ser removidas ou violadas, salvo pelas pessoas designadas e no momento indicado. Caso isto aconteça, a Vigilância Sanitária faz um auto de infração e está sujeito a multa de R$ 326,10 (5 unidades fiscal municipal) e será encaminhado para o Ministério Público, para responder criminalmente por ação contra a saúde pública.

O mesmo ocorre se a pessoa for flagrada circulando pela cidade, como ocorreu na última sexta-feira (05), com a detenção de uma mulher que teria sido flagrada em um estabelecimento comercial no centro da cidade fazendo uso da pulseirinha que indicava a suspeita de Covid-19. A mulher, que estava em companhia de uma colega, foi detida na PR-158 e assinou termo circunstanciado.

Publicidade
Publicidade

Ainda segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta tarde, Chopinzinho possui um total de 1777 casos confirmados da doença, destes 1702 estão recuperados, tendo 48 casos ativos no município com 3 pessoas internadas na UTI e 3 na enfermaria, o restante segue em isolamento domiciliar. No momento 175 pessoas estão sendo acompanhadas pelos profissionais da saúde.

Desde o início da pandemia foram notificados 5231 casos e 27 óbitos registrados pela infecção do coronavírus.

Publicidade
Publicidade