Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de abril de 2024
Rádios

Dia Mundial de Combate ao Diabetes chama atenção para conscientização e prevenção da doença

“Acesso aos Cuidados da Diabetes” é o tema escolhido na campanha nacional de 2023.

Saúde

por Marieli Fraga

diabetes-teste_247523_img
Publicidade

O dia mundial de combate a diabetes celebrado nesta terça-feira (14) lembra a importância do diagnóstico precoce e tratamento contínuo contra a doença.
A campanha que acontece nacionalmente neste ano de 2023, é “Acesso aos Cuidados da Diabetes”, que aborda o uso correto das canetas de insulina, e a importância de manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em consequência do mau controle da glicemia. Altas taxas de açúcar no sangue, por tempo prolongado, podem causar sérios danos à saúde: cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e amputação de membros inferiores.

A Secretaria de Saúde de Chopinzinho, irá realizar no próximo dia 16 de novembro (quinta-feira) a campanha ‘’ Tarde com Saúde’’ para os portadores de diabetes Mellitus, e a população em geral que desejar participar, Palestra com a Medica Amanda Dal Ponte sobre os cuidados com o Portador de Diabetes. Neste dia serão oferecidos teste de glicemia capilar, apresentação das canetas de insulina e orientações para uso, avaliação de saúde bucal e câncer de boca, avaliação nutricional, testes rápidos HIV, Sífilis, Hepatites, e avaliação da saúde auditiva. A campanha acontece a partir das 13h30 no Clube do Vovô em Chopinzinho.

Fábio Andreolli, enfermeiro e coordenador da atenção primária da secretaria municipal de saúde, falou aos ouvintes da Extra FM sobre a importância dos cuidados com esta doença, confira:

Publicidade