Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Deral prevê queda na produção das culturas de segunda safra

AgriculturaGeral

por Guilherme Zimermann

Publicidade

As culturas do feijão, milho e soja deverão atingir 10,55 milhões de toneladas na 2ª safra, que começa a ser plantada no mês de janeiro. Segundo relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agriultura e Abastecimento (Seab), a safrinha sofrerá uma queda de 4% na produção, comparada ao ano passado.

O milho sofreu redução na área plantada, de 1,89 milhão de hectares no ano passado para 1,87 milhão nesse ano. Segundo o Deral, essa diminuição na área se deve ao atraso no plantio da soja durante a safra de verão. Estima-se que sejam colhidas 9,9 milhões de toneladas de milho.

Para a segunda safra do feijão, a previsão é de uma redução de 18% na área plantada, caindo de 272,6 mil hectares para 223,3 mil. Por sua vez, a soja deverá ter um aumento de 1% na área e uma elevação de 11% na produção, ultrapassando as 218 mil toneladas na safrinha. Mesmo com o período de seca no plantio, no mês de outubro, as chuvas voltaram à normalidade no Paraná. Atualmente, a soja ocupa 87% de toda a área plantada com grãos. Esse avanço, segundo o Deral, se deve, principalmente, ao avanço da soja paranaense no mercado chinês e a valorização do dólar, que aquece as vendas e valoriza as compras de grãos no Brasil.

Publicidade