Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
16 de maio de 2024
Rádios

Deputados estaduais propõem reajuste salarial parcelado em quatro vezes para o funcionalismo

Educação e CulturaGeralPolítica

por redação

Publicidade

No mesmo dia em que a greve dos professores do Paraná completa um mês, o Governo do Estado poderá apresentar, formalmente, uma proposta dentro dos valores reivindicados pelo magistério. Na manhã de ontem (26), 23 deputados da base governista entregaram ao secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, duas propostas para aumentar o reajuste oferecido ao funcionalismo.

Uma delas prevê o pagamento da reposição da inflação anual de 8,17% em quatro vezes, divididos em parcelas a serem pagas em julho e setembro deste ano e janeiro e março de 2016. A outra prevê a antecipação da data-base dos servidores de maio para janeiro, com aumento de 3,45% em setembro deste ano e o restante a ser pago no ano que vem.

O Governo ainda mantém o posicionamento para um reajuste de 5%, em duas parcelas, mas já não conta com o apoio da maioria de sua base na Assembleia Legislativa. O Governo estuda as propostas apresentadas pelos deputados e o assunto deve ser debatido na tarde de hoje (27) no plenário da Assembleia.

Enquanto isso, quase um milhão de alunos têm o seu letivo afetado em decorrência da paralisação. Em Palmas, sul do Estado, todos os colégios estaduais estão abertos, com expediente normal nos setores administrativos. Somente um estabelecimento, Colégio Alto da Glória, não oferece aulas. O Colégio Quilombola Maria Joana Ferreira, onde todo o seu corpo docente é formado por profissionais contratados via PSS (Processo Seletivo Simplificado) trabalha normalmente, com aulas para todas as turmas.

Publicidade
Publicidade

Os Colégios Monsenhor Eduardo, Dom Carlos, Padre Ponciano e Sebastião Paraná estão em atividade parcial. Segundo as direções, entre 20% e 85% dos professores estão atuando nesses estabelecimentos, com horários remodelados para suprir a demanda. As séries mais afetadas são as do Ensino Médio, visto que boa parte de seus professores aderiram à greve. A orientação das direções escolares é que os pais entrem em contato com as escolas onde seus filhos estudam para obterem informações sobre os horários de cada turma.

Publicidade