Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Deputado Assis destaca união de entidades para realizar sonho da Embrapa

AgriculturaGeral

por redação

Publicidade

Uma sexta-feira histórica para Francisco Beltrão. Em uma reunião lotada de autoridades, foi instalada oficialmente a Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) em Francisco Beltrão, uma parceria entre a Embrapa e diversas entidades da região Sudoeste do Paraná. O deputado Assis do Couto é um dos incentivadores da aproximação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com a região. Inclusive, ele indicou uma emenda de R$ 600 mil no Orçamento da União, que ajudará a operacionalizar o projeto.

O deputado Assis do Couto (PDT-PR) participou da instalação da UMIPTT, acompanhado do deputado federal Osmar Serráglio, dos deputados estaduais, Nelson Luersen e Wilmar Reichembach, do presidente do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná), Florindo Dalberto, do vice-reitor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Luis Alberto Pilatti, do presidente da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), Luiz Fernando Bandeira, e do prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Cantelmo Neto.

[Grupo RBJ de Comunicação] Deputado Assis destaca união de entidades para realizar sonho da Embrapa — Deputado Assis do Couto (PDT/PR) foi o responsável pela instalação da unidade no Sudoeste. Foto de divulgação
Deputado Assis do Couto (PDT/PR) foi o responsável pela instalação da unidade no Sudoeste. Foto de divulgação

Durante seu pronunciamento, o deputado Assis destacou a importância do projeto para o Sudoeste, e também para o Brasil, levando em conta que a UMIPTT é um projeto-piloto que a Embrapa pode repetir em outras regiões do território nacional. “Hoje, o setor agro brasileiro, o agroalimentar, que é toda a produção agropecuária brasileira, que além de sustentar mais de 200 milhões de bocas, exporta para quase o mundo inteiro. É responsável pelo que nós temos de crescimento na economia ainda. Porque todos os outros setores estão dando para trás. Este setor merece e precisa atenção do estado brasileiro. Colocar um pouco mais de recursos em regiões como esta, em pesquisadores, doutores, é um pouco do que se pode fazer para que este agro brasileiro possa pulsar ainda mais, produzir ainda mais, e aquecer a economia brasileira. Este passo que damos, hoje, é um pouco neste sentido”, afirmou.

O deputado deixou claro que foram muitas mãos, muitas inteligências, que ajudaram a construir o projeto. “Foram muitas mãos, muitas inteligências no sentido de construir este projeto. Por isso, a gente pode cometer algumas injustiças. Por isso, não quero citar nenhum nome aqui, neste momento. Porque foram muitas pessoas que se dedicaram a isto, dos mais variados setores: do campo da política, das entidades, dos próprios prefeitos, da Associação Comercial”, destacou.

Publicidade
Publicidade

Para concluir o parlamentar pedetista desejou prosperidade ao projeto. “Você não traz uma instituição desta natureza pronta pra região. E sempre o pessoal da Embrapa teve esse cuidado. Eles se dispuseram de vir aqui fazer seminários, ouvir a comunidade, e chegar a este entendimento do que fazer e como fazer. Estamos dando o primeiro passo. Queira Deus que daqui alguns anos, a gente veja uma brilhante universidade mista em parceria com as entidades do campo, com as prefeituras, Iapar, e que a gente possa ver isso implantado em outros cantos do País”.

Publicidade