Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
09 de maio de 2024
Rádios

Construção de nova estação de tratamento de esgoto de Palmas segue parada

Sanepar está em fase de consulta a empresas participantes de licitação para retomada da obra.

Geral

por Guilherme Zimermann

WhatsApp Image 2023-10-05 at 13.50.06 (3)
Foto: Arquivo/Rádio Club
Publicidade

A Sanepar segue com os procedimentos documentais para a retomada da construção da nova estação de tratamento de esgoto de Palmas, Sul do Paraná. Após a rescisão do contrato com a empresa que era responsável pela obra, a companhia está consultando as demais construtoras participantes da licitação para a continuação do serviço.

Em 2022, foi aberto processo licitatório para a construção de uma nova estação de tratamento de esgoto em Palmas, para substituir a atual estrutura, localizada no bairro Santa Cruz. O projeto prevê que a nova estrutura tenha capacidade de tratar 100 litros de resíduos por segundo, sendo construída a cerca de 3,5 quilômetros à frente da estação atual.

Seguindo todos os trâmites licitatórios, a Companhia de Saneamento assinou, no inicio de dezembro de 2022, contrato com o consórcio SES Palmas, composto pelas empresas Allonda Ambiental e Sanevix, para a construção. O consórcio foi o vencedor da licitação, com uma proposta de pouco mais de R$ 49,1 milhões.

A Allonda manteve contatos com empresas de Palmas e região, para a execução de alguns serviços no canteiro de obras. Porém, estas empresas alegam não terem recebido pelos trabalhos que prestaram.

Publicidade
Publicidade

Sanepar rescinde contrato para construção de nova estação de tratamento de esgoto de Palmas

Diante destas situações, a Sanepar instaurou uma Comissão Administrativa, responsável por analisar o caso, que culminou na rescisão do contrato e aplicação de multas à Allonda e Sanevix, decisões publicadas no inicio de janeiro. Ao Departamento de Jornalismo da Rádio Club, a assessoria de comunicação da Sanepar informou que as outras empresas que disputaram a licitação estão sendo chamadas para reavaliarem seus orçamentos e informarem se têm, ou não, interesse em assumir a obra. Ainda não há prazos para a conclusão destes procedimentos.

Publicidade