Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Complexo Eólico Palmas II iniciará em fevereiro de 2019

CotidianoEconomiaGeral

por Ivan Cezar Fochzato

17274965_1743915715919596_5945667_n
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Complexo Eólico Palmas II iniciará em fevereiro de 2019 — CEP II será todo construído no lado paranaense às margens da PRC 280, na região do Horizonte em Palmas/PR - pioneiro na geração energia eólica no Brasil
CEP II será todo construído no lado paranaense às margens da PRC 280, na região do Horizonte em Palmas/PR - pioneiro na geração energia eólica no Brasil

A primeira etapa  de construção do Complexo Eólico Palmas(CEP) II terá início nos primeiros meses do próximo ano com a implantação da usina Tradição Piloto, com potência instalada de 6,6 MW. Ao todo o projeto totalizará 200 MW, através de oito complexos geradores. O empreendimento associa as empresas Enerbios, Ventos do Sul, Cia Ambiental e a alemã, Innovent.

O anúncio das obras, ocorre após a Agência Nacional de Energia Elétrica(ANEEL) manifestar, na última semana, que aceitou toda a documentação apresentada pela ENERBIOS, empresa paranaense, do Grupo ENERCONS, para a emissão da Outorga de Autorização de Geração. No CEP serão investidos R$ 1,8 bilhões, maior vulto que a iniciativa privada está projetando para ocorrer nos próximos anos no Estado do Paraná, apresentando algumas características inovadoras.

[Grupo RBJ de Comunicação] Complexo Eólico Palmas II iniciará em fevereiro de 2019

“Queremos aproveitar a excelente jazida de ventos de altitude na região de Palmas, instalando as torres mais altas já construídas no Brasil até agora”, afirma,  Ivo Pugnaloni, presidente da ENERBIOS e responsável técnico pelo projeto. Anunciou que a construção começará já em fevereiro de 2019, com a instalação de três torres que comporão a primeira fase de implantação do empreendimento. “A energia desse primeiro Parque Eólico, denominado “Tradição Piloto”, com 6,6 MW, já está vendida.” Permanecemos abertos a novos investidores nacionais e estrangeiros, bem como de empresas interessadas na aquisição de energia renovável e muito mais barata do que no mercado regulado cativo.”, destacou.

[Grupo RBJ de Comunicação] Complexo Eólico Palmas II iniciará em fevereiro de 2019

O Diretor da INNOVENT no Brasil, empresa alemã associada ao empreendimento, Paulo Yazbek, será a utilizado um tipo de torre construída com treliças, muito usadas na Europa, na China e na Índia, mas ainda desconhecidas no Brasil, para suportar os aero geradores de 120 metros de altura, já que estas possuem igual resistência, mas sofrem muito menor tração lateral do vento.

Publicidade
Publicidade

O Diretor da Ventos do Sul, Ivan Gilioli, reiterou que a intenção é contratar parte dos serviços e produtos na região de Palmas, pois esta já se notabiliza em todo o Brasil como uma região fornecedora de serviços especializados no setor eólico. “Encontramos vários cidadãos e empresas da cidade trabalhando na Bahia, no Rio Grande do Norte, onde a COPEL já possui vários parques.

[Grupo RBJ de Comunicação] Complexo Eólico Palmas II iniciará em fevereiro de 2019

O Diretor da Cia Ambiental, Pedro Fuentes Dias,  lembrou que em abril de 2018, o empreendimento eólico já teve seus documentos ambientais submetidos a uma Audiência Pública promovida pelo IAP, Instituto Ambiental do Paraná, para a apresentação dos Estudos de Impacto Ambiental – EIA e Relatório de Impacto Ambiental, com a presença de mais de 200 pessoas no Centro Cultural Dom Agostinho.  Informou que agora falta apenas o parecer Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN), que deverá manifestar-se sobre os  estudos de arqueologia.

 

Publicidade