Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Com o tema “Educar para a comunicação”, Joinville recebeu a 10ª edição do Muticom

Religião

por Francione Pruch

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Com o tema “Educar para a comunicação”, Joinville recebeu a 10ª edição do Muticom — Símbolo do Muticom / Foto: Francione Pruch
Símbolo do Muticom / Foto: Francione Pruch

Momento de reflexão e de repensar a forma de comunicar de uma das maiores instituições do mundo, a igreja católica. Com esse intuito, aconteceu de 16 a 20 de agosto, em Joinville-SC, a 10ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). Mais de 800 pessoas de vários estados participaram do evento, cujo tema foi “Educar para a Comunicação”.

O mutirão é organizado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo o Bispo Referencial da Comissão de Comunicação da CNBB, Dom Darci Nicioli, “é um tema muito candente nos tempos de hoje, na realidade da educação. São temas complementares, precisamos nos educar para bem comunicar e colocar todas as mídias em função da educação, na construção de um mundo melhor”.

O Muticom acontece no momento que a igreja católica passa por mudanças na forma de se comunicar. Na abertura do evento, realizado na noite de quarta-feira (16), contou com a palestra do prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Monsenhor Dario Viganó. Dentre os temas abordados, falou sobre a perspectiva da comunicação na visão do Papa Francisco.

“O Papa já disse na última Jornada de Comunicação Social, que os comunicadores devem contar sobre as realidades do mundo. O mundo é feito de luzes e sombras, tem muitos males porque o mal está presente no mundo e um jornalista não pode esconder este mal. Contudo, o comunicador segundo o Papa Francisco é chamado a não fechar o seu dizer do mal, mas acima do mal, abrir uma estrada de esperança e horizonte positivo”. Comenta Monsenhor Viganó.

Publicidade
Publicidade

Além de palestras e apresentações culturais, o congresso contou com oficinas nas mais diversas áreas ligadas a comunicação católica. Um dos palestrantes foi Silvonei José, conhecido no Brasil por ser a voz do Papa pelos trabalhos realizados pela Rádio Vaticano. “A formação é fundamental. Nos comunicamos todos os dias, nascemos para comunicar, a igreja é comunicação. Então através do tema educar para comunicação, como usar esses novos meios, mas acima de tudo, novas linguagens. Não é somente a tecnologia, é colocar o homem no centro de qualquer transformação. Como podemos falar de Deus, se não o vivemos dentro do nosso coração”.

[Grupo RBJ de Comunicação] Com o tema “Educar para a comunicação”, Joinville recebeu a 10ª edição do Muticom — Sebastião, Maria, Francione e Bressani
Sebastião, Maria, Francione e Bressani

Integrantes da Pastoral da Comunicação, Padre Valdecir Bressani, Maria Mintkevicz, Sebastião Conradi e da Rede Bom Jesus de Comunicação, Francione Pruch representaram a Diocese de Palmas e Francisco Beltrão no Muticom.

 

 

Publicidade
Publicidade

 

Próxima edição

O congresso é realizado a cada dois anos. A próxima cidade a receber o evento, em julho de 2019, será Goiânia-GO. O anúncio foi feito na noite de sexta-feira (18) no encerramento do Muticom.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade