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Grupo RBJ de Comunicação,
22 de maio de 2024
Rádios

Código de Defesa do Consumidor completou 20 anos

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

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Por Evandro Artuzi (11h)

Telefonia, planos de saúde e bancos respondem pelo maior número de queixas de consumidores duas décadas após a criação do CDC (Código de Defesa do Consumidor), comemorado no sábado (11). Com queixas quanto à informação prestada, qualidade do serviço e cobranças indevidas, eles superaram ao longo dos anos os setores de locação de imóveis e mensalidade escolar, pesadelos quando a lei foi criada.
Desde então, a superinflação acabou e vários serviços foram privatizados e se massificaram, como a telefonia. No passado, um telefone era um bem comemorado pela família, mas hoje é motivo comum de reclamações. O setor lidera a lista de reclamações ao Procon-PR.
Especialistas afirmam que o CDC trouxe muitos benefícios. Entre eles a maior conscientização do consumidor sobre seus direitos. Mas, segundo eles, a aplicação precisa ser aperfeiçoada. Em Francisco Beltrão, segundo o advogado Eduardo Rafael Sabadin, coordenador do Procon, o código tem auxiliado muitas pessoas que buscam diariamente atendimento.
A exemplo do restante do País, os juros abusivos e as empresas de telefonia lideram as reclamações diárias na unidade. O advogado comentou, durante entrevista a Onda Sul FM, os 20 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e os trabalhos do PROCON no município.

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