Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de maio de 2024
Rádios

Clero diocesano e religioso está em retiro

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Luiz Carlos Bittencourt

 

      Iniciou na noite de segunda-feira, 25, estendendo-se até ao meio dia de sexta-feira, 29 de outubro, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão), o Retiro do Clero da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. O evento tem a participação do bispo dom Dom José Antonio Peruzzo, dos padres diocesanos e religiosos. O pregador está sendo Dom Abade Matthias Tolentino Braga (Ordem de São Bento), que é monge do Mosteiro de São Bento,SP.

       Conforme Dom Matthias a temática central do retiro está voltada a oração da vida interior do sacerdote: “É a centralidade da oração na vida de todo o cristão, especialmente do sacerdote. Todo o trabalho que o padre faz, seja de santificar através dos sacramentos, no ofício de ensinar a Palavra de Deus, educar na fé, como pastor em estar conduzindo os fiéis, em quaisquer desses ofícios, a oração é necessária”.

Publicidade
Publicidade

       Na caminhada de cristão o grande desafio é ser fiel à Palavra de Deus, disse Dom Matthias: “Muitas vezes podemos ter boas intenções, mas se não tivermos de fato com o coração de Jesus, sentir o mesmo sentimento de Deus, podemos nos enganar. É necessário a comunhão eclesial, percebermos que encontramos Cristo na Igreja e com nossos irmãos de fé, assim podemos ser fiéis ao que Deus deseja de nós. O principal desafio do cristão é a fidelidade à Palavra de Deus”.

       Dom José justifica a importância do retiro do clero: “Nosso povo pede por expressões atualizadas de santidade. Nossa gente anseia por experimentar o mistério de Deus. Uma vez que transmitir a fé e evangelizar é menos uma questão de ideias a argumentar, ou de métodos a implementar, mas trata-se muito mais de experiências a partilhar e testemunhar (Ev. de João), isso somente é possível a quem se encontrou com o Senhor. O retiro é um nobre exercício de discipulado e de presbiteralidade. O mesmo guarda uma justa comparação com aqueles encontros de Jesus com os seus discípulos ‘em casa. É uma oportunidade extraordinária para cuidar do dom que recebemos”.

Publicidade