Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
10 de maio de 2024
Rádios

Cidade do Paraná se mobiliza para ajudar vítimas de tornado em Xanxerê

GeralMeio Ambiente

por redação

Publicidade

Moradores de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, estão se mobilizando para ajudar as vítimas do tornado que atingiu a cidade de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, na tarde de segunda-feira (20). A campanha está sendo lançada pela Associação Empresarial da cidade, que deverá receber os donativos a partir das 8h de quarta-feira (22).

Segundo o presidente da associação, Fabrício Valenga, a iniciativa foi tomada porque muitos moradores de Pato Branco têm familiares e amigos na região do desastre. “Uma das nossas diretoras é natural de lá e tem familiares na cidade. Estamos a 120 km de distância e também temos muitas empresas com filiais em Xanxerê e vice-versa. Daí decidimos encampar essa ideia e já estamos conseguindo reunir outras associações e entidades”, observa.

“Há cerca de 15 anos Pato Branco sofreu uma tragédia parecida e recebemos muita ajuda de municípios vizinhos, nada mais justo retribuir agora”, lembra ao reforçar que espera a adesão de outras cidades.

A preferência para as doações são por água, roupas e cobertores. Empresas da cidade também já se disponibilizaram para levar os donativos até o estado vizinho. A associação fica na Rua Xavantes, 315, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 3225-1237.

Publicidade
Publicidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Cidade do Paraná se mobiliza para ajudar vítimas de tornado em Xanxerê

Tornado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou na manhã de terça-feira (21) queXanxerê foi atingida por um tornado. Duas pessoas morreram, entre elas um pai que conseguiu salvar a mulher e um bebê de 3 meses, outras 120 pessoas ficaram feridas e aproximadamente mil ficaram desabrigadas, segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar na cidade.

Pelo menos 2,6 mil casas foram danificadas e cerca de 200 mil unidades consumidoras ficaram sem luz na região devido à queda de cinco torres de transmissão de energia.

Conforme o Inmet, os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100km/h até 330km/h por volta das 15h, horário do fenômeno.

Publicidade
Publicidade
Publicidade