Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Chuva castiga municípios da fronteira com a Argentina

Geral

por redação

Publicidade

As fortes chuvas que atingem a região desde do último sábado, dia 30 de janeiro, já causaram alguns transtornos em municípios do Sudoeste, na fronteira com a Argentina. O excesso de chuvas provocou alagamentos nesta segunda-feira (01).

Em Dionísio Cerqueira (SC), cidade gêmea com Barracão, foram registrados, pelo Corpo de Bombeiros, alagamentos nos bairros Salete, Peperiguaçu e Três Fronteiras. Em Barracão, no sudoeste do Paraná, uma casa precisou ser evacuada por conta da ameaça de deslizamento. A moradia fica na área central da cidade. O Corpo de Bombeiros esteve no local e retirou os moradores que foram abrigados em um local seguro. A casa foi isolada. No interior do município, na Linha Vista Alegre, também foram registrados alagamentos.

Alerta também em Bom Jesus do Sul, que fica próximo de Barracão. Na cidade, os moradores estão preocupados com a cheia de um rio e se mantém em estado de alerta, visto que há possibilidade de chuvas nesta terça-feira (02). Em Santo Antonio do Sudoeste, a cheia dos Rios Cedro e Santo Antonio provocou transtornos em vários pontos da cidade. Casas, empresas e prédios públicos foram alagados. Entre os órgãos públicos prejudicados, está a sede BPFron (Batalhão de Fronteira). A estrutura foi tomada pela água e algumas viaturas também foram afetadas. Os atingidos receberam ajuda da Defesa Civil.

Segundo informações dos institutos meteorológicos, no período de 24 horas choveu cerca de 200 milímetros na fronteira e a previsão não é nada animadora. Deve continuar chovendo em todo o Sudoeste. Os principais rios da região já estão com seu nível acima do normal, atingindo a cota de alerta, conforme divulgado pela Agência Nacional de Águas, que faz o monitoramento. Em Francisco Beltrão, o Rio Marrecas apresentava na noite desta segunda-feira (01)  4,26 metros acima do nível (alerta 3,95 metros); o Rio Santana em Itapejara D’Oeste subiu 5,44 metros (alerta 1,83 metros); em Marmeleiro, o rio que tem o mesmo nome está 2,61 metros acima do nível (alerta 1,79 metros). Em Planalto, o Rio Capanema  já superou a capacidade normal. Na noite desta segunda-feira registrava 11,24 metros acima do nível normal (alerta 8,10 metros).

Publicidade
Publicidade

Fotos: Portal TRI/ Renato Lima/ Reprodução WhatsApp

Barracão/PR

 

Publicidade
Publicidade

Santo Antonio do Sudoeste

Publicidade