Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Cerca de 1.500 jovens participaram do DNJ na Diocese em Palmas

GeralReligião

por Ivan Cezar Fochzato

44548608_1967467790212438_5195963795893125120_n
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Cerca de 1.500 jovens participaram do DNJ na Diocese em Palmas — Fotos: Luis Carlos Bitencourtt
Fotos: Luis Carlos Bitencourtt
[Grupo RBJ de Comunicação] Cerca de 1.500 jovens participaram do DNJ na Diocese em Palmas

O Setor Juventude da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR) antecipou para este Domingo(21), a celebração de mais uma edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ), comemorado anualmente em 29 de Outubro. Este ano, o evento foi sediado em Palmas, no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, e contou com a presença de aproximadamente 1.500 jovens de praticamente todos os Decanatos no Sudoeste do Estado.

O DNJ iniciou com a concentração na Praça do Senho Bom Jesus, de onde seguiram em caminhada por diversos quarteirões até o Bairro Santuário. Pela manhã, os  jovens tiveram  momentos de partilha,  louvores, adoração, confraternização. Ás 15h00, a Celebração Eucarística campal no bosque, presidida pelo Bispo, Dom Edgar Xavier Ertl, e concelebrada por diversos padres da diocese. Com o envio, os jovens retornaram às suas paróquias.

[Grupo RBJ de Comunicação] Cerca de 1.500 jovens participaram do DNJ na Diocese em Palmas

A caminhada, animação do trio elétrico e toda a programa foi feita pelo grupo da Pastoral da Juventude de Apucarana. Neste ano, o tema do encontro levou-os a rezar e refletir o tema nacional: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz”.

A Coordenadora da Pastoral Juvenil, Ana Wurlitzer, explicou que a realização em Palmas ocorreu pelos 60 anos da Diocese, que iniciou em Palmas; pela presença do Seminário São João Maria Vianney e o Santuário Nossa Senhora de Fátima. “Para que os jovens pudessem conhecer todos estes valores ”, destacou. Em sua fala ao RBJ/Rádio Club também avaliou como é ser jovem de Igreja na atualidade. ” A gente ouve lá fora que jovem não tem futuro, que só serve pra incomodar. Eu fico triste com isso, pois, vejo o jovem se movimentando com amor, vontade, louvor a Deus e a Nossa Senhora”, disse ela. Acrescentou que ser Jovem de Igreja é uma escolha, pois não se nasce Cristão, se torna Cristão e se só se ama aquilo que se conhece.

Publicidade
Publicidade

Para o Bispo Diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl, esse evento serviu para recordar a caminhada a Juventude, desde 1985 e os 60 anos da Diocese. Pontuou que a movimentação da juventude é uma das suas preocupações, bem como de toda a Igreja, de que haja em todas as comunidades grupos de jovens. “Devemos fortalecê-los, pois é dos grupos que sairão os catequistas, ministros e os agentes de pastorais”, disse ele. Na sua avaliação, um grupo de jovens é referência de unidades, cumplicidade e da missão”, salientou.

[Grupo RBJ de Comunicação] Cerca de 1.500 jovens participaram do DNJ na Diocese em Palmas

O Assessor Diocesano da Pastoral Juvenil, Padre Marcos Tonial, destacou que o trabalho foi excelente, com empenho de todos na organização e participação durante todo o dia. “ Nós estamos muito agradecidos e alegres com a juventude da Diocese”, disse o Padre. Explicou ao se plantar no bosque do Seminário um ipê branco, é a forma de marcar o evento e simbolizar o crescimento da juventude, das vocações e o protagonismo cristão.

Publicidade
Publicidade

Pe. Elcio Cordeiro, manifestou contentamento em receber tantos jovens, num momento em que o Seminário, do qual é Reitor, está prestes a celebrar 80 anos. “A alegria foi grande em nos prepararmos e conviver com  eles o dia todo”, comemorou. Convidou que todos os jovens da Diocese conheçam essa obra[Seminário] pois, mais que sacerdotes, prepara os cristãos para o mundo.

O Coordenador da Ação Evangelizadora, Padre Emerson Detoni, frisou que quando se vê a juventude reunida, se percebe que a Igreja é jovem, que tem esperança, vitalidade e dinâmica especial. “ Para a ação evangelizadora conseguimos vislumbrar nessa juventude de hoje todas as nossas lideranças nas mais variadas pastorais e movimentos e estes serão aqueles que amanhã estarão à frentes das nossas comunidades”, disse o coordenador.

Publicidade
Publicidade

Publicidade