Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de maio de 2024
Rádios

Campus Palmas do IFPR com um dos melhores índices de eficiência acadêmica do PR

PALMAS

Educação e Cultura

por redação

Publicidade

As unidades do IFPR de Palmas, sul do Paraná, juntamente com o de Foz do Iguaçu, foram as que obtiveram os maiores índices de eficiência acadêmica, também chamada de taxa de sucesso, do estado do Paraná. O índice elaborado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) leva em conta o número de alunos que chegam à conclusão dos cursos em que ingressam, dentre outros fatores estruturais, tais como pesquisas bibliográficas e documentais e consultas a sistemas informatizados e bases de dados de órgãos oficiais. Os 38 institutos federais brasileiros passaram por uma auditoria do órgão de controle federal entre agosto de 2011 e abril de 2012.

No campus Palmas, de cada cem alunos ingressantes, 88,5% se formam, ultrapassando em 18,5% a meta estabelecida. Enquanto também o campus de Foz do Iguaçu  obteve  índice de 88,9,  em alguns câmpus do instituto, a taxa não chega a 10%.  A média no Paraná é de 53%. Em Londrina, a taxa é de 11,5% e, em Irati, 9,7%. Campo Largo tem a pior taxa de sucesso do estado: apenas 6,7% dos estudantes concluem os cursos.

A diretora geral do campus Palmas, Dra. Ivânia Marini Piton  destacou que não foi surpresa a obtenção do índice, em função do trabalho conjunto que é realizado. “Isso se deve ao compromisso das pessoas que trabalham no Instituto”, disse a Diretora, destacando o empenho e dedicação dos professores, servidores, técnicos, terceirizados. “São pessoas altamente comprometidas que mesmo com certa deficiência de pessoal conseguem fazer um trabalho de qualidade”.  Conforme Dra. Ivania é importante salientar ainda a dedicação dos  mais de dois mil estudantes  e  participação da sociedade através de várias entidades do poder público e iniciativa privada, que  através de várias parcerias geram  as condições para a obtenção de resultados positivos.

Ao comentar sobre os reflexos do índice obtido, a diretora destacou que é algo que vem referendar a importância do IFPR, campus Palmas. “E nós vamos usar isso a nosso favor em todas as instâncias da reitoria e do governo federal”, disse ela.

Publicidade
Publicidade

O campus Curitiba obteve índice de 54,7%; Cascavel 29,4%; Umuarama 43,2%; Paranaguá 31,3%; Paranavaí, 63.3%; Jacarezinho 50%.

Publicidade