Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 12 de abril, em Francisco Beltrão

Inicialmente serão vacinadas as gestantes, puérperas, crianças com idade de 6 meses e trabalhadores da saúde.

Saúde

por Angela Maria

gd_220320160320_dia_22__campanha_de_vacinacao_idosos_contra_gripe_comeca_na_terca_jpg
Publicidade

A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) começa nesta segunda-feira, dia 12 de abril. Em Francisco Beltrão a coordenação é da secretaria municipal de Saúde. Inicialmente serão vacinadas as gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), crianças com idade de 6 meses até 2 anos e trabalhadores da saúde. No decorrer da campanha outros grupos serão beneficiados. O município recebeu 3.100 doses para iniciar a vacinação.
O secretário Manoel Brezolin, da Saúde, explica que a vacina estará disponível nas unidades de saúde, com exceção das localizadas nos bairros Alvorada, Padre Ulrico, Cantelmo, São Francisco e São Cristóvão. Moradores destes bairros devem se dirigir a outras unidades.

O objetivo da vacina contra a gripe é prevenir complicações, internações e óbitos. Neste primeiro grupo estão os profissionais da saúde que também estão recebendo a vacina contra a covid. O secretário alerta que quem tomou a vacina da covid, precisa esperar 14 dias para receber a imunização contra a gripe.
É a primeira vez que os idosos não estão na primeira etapa da vacinação da Influenza. De acordo com o Ministério da Saúde, neste momento a prioridade é vaciná-los contra a covid. Por isso a meta no início da campanha contra a Influenza é priorizar as crianças e gestantes que ainda não foram imunizados contra a covid e precisam de proteção.
Próximas etapas

A primeira etapa começa nesta segunda-feira, dia 12 e prossegue até 10 de maio. Na segunda fase, de 11 de maio a 8 de junho, serão incluídos idosos a partir de 60 anos e professores das escolas públicas e privadas. Na terceira etapa, de 9 de junho a 9 de julho, devem se vacinar pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. (Assessoria)

Publicidade