Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Câmara aprova projeto que cria Dia do Líder Comunitário em Francisco Beltrão

GeralPolítica

por redação

Publicidade

Na sessão desta segunda-feira (06) foi aprovado na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão um Projeto de Lei que cria o Dia do Líder Comunitário. O projeto é de dos vereadores Brizola (PSL) e Valmir Dile Tonello (PMN) e passa a ser comemorado todos os anos, no dika 05 de maio. Segundo os proponentes, o líder comunitário é um voluntário da sociedade, que se doa sendo a principal ligação entre o povo e as autoridades.

De acordo com o projeto, são líderes comunitários os dirigentes ou presidentes de associações de moradores, de clubes de mães, de diretorias de igrejas, de grupos de jovens, grêmios escolares, diretórios acadêmicos e outras agremiações escolares, dirigentes de grupos de idosos, de clubes de serviços, como Rotary ou Lions Club, associações de classe e entidades afins.

Brizola e Dile enfatizam que a atividade de liderança comunitária de forma voluntária está estreitamente ligada ao cotidiano de pessoas preocupadas com o bem estar da comunidade em que vivem, tendo a missão de reportar os anseios dos moradores e buscar alternativas para solucionar os problemas apresentados, ampliando significativamente as possibilidades de sucesso dessas ações.

O movimento comunitário representa o anseio da sociedade organizada nas conquistas de melhorias para o desenvolvimento da comunidade através da efetivação de políticas publicas nas áreas da saúde, educação, segurança Publica, habitação, cultura, esporte e lazer, além da defesa e proteção dos direitos das pessoas. Tudo realizado com prazer e de forma voluntária. Para eles, a criação deste dia alusivo significa reconhecer pessoas que buscam resolver questões ligadas à comunidade.

Publicidade
Publicidade

Outros assuntos discutidos

Também foi aprovado na sessão, projeto do Poder Executivo que autoriza a prefeitura comprar área de terra de 6.278 m² na comunidade de Seção Jacaré, pelo valor de R$ 188.348,70. O terreno será utilizado para a construção da nova escola com capacidade para atender até 150 alunos. O prédio terá seis salas de aula, além de salas de informática, leitura, direção, secretaria e para os professores, almoxarifado, despensa, área de serviço e cozinha.

Por meio de Requerimento e Indicação a vereadora Elenir de Souza Maciel, (PP), reivindica melhorias nas estradas rurais de Cabaceira do Rio do Mato, Linha Guanabara, Rio Saudade e Linha União. Também pediu a construção de passeio público na rua 10 de Ourubro, trecho da avenida Getúlio Vargas e rua Floriano Peixoto, no bairro São Miguel. O local é muito utilizado por pedestres que se dirigem ao CMEI Carrossel. Devido a falta de calçada são obrigados a transitar pela via pública, o que acarreta risco de atropelamento.

Maria de Lourdes Pazzini, (PMDB), pede ainda investimentos no Jacutinga, através de uma construção em alvenaria para a estocagem temporária dos resíduos sólidos recicláveis e não recicláveis na escola Parigot de Souza e colocação de proteção nas laterais da ponte sobre o rio Jacutinga. O vereador Ivanir Tupi Prolo, (PP), reivindicou a recuperação da estrada principal da comunidade de Ponte Nova do Cotegipe, bem como a limpeza nas laterais.

Publicidade