Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Bituruna antecipa discussões sobre uso de agrotóxicos

Agricultura

por Ivan Cezar Fochzato

audiência pública – uso de agrotoxicos (8)
Publicidade

Foi realizada nesta quinta-feira(23) na Câmara de Vereadores de Bituruna, Sul do Paraná, uma audiência pública sobre o uso de agrotóxicos nas lavouras do município. Promovida por organismos do governo municipal, foram discutidos os limites, possibilidades e consequências dos usos desses agroquímicos. Esta foi a primeira audiência de três que serão realizadas.

Conforme o prefeito, Claudinei de Paula Castilho o município está se antecipando a uma a demanda  que surge com as discussões nas esferas estadual  e que implicarão numa série de medidas locais.

O Fiscal Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, João Miguel Toledo Tosato, fez uma apresentação sobre o uso  de agrotóxicos e  exigência da receita para a compra do produto,  indicação do defensivo correto para cada cultura, dosagem, aplicação, tipo de Equipamento de Produção Individual(EPI). Também fez e recomendações sobre fabricante, comerciante, agrônomo, produtor e consumidor.

Ao final dos encontros será elaborada uma legislação que envolverá os critérios de comercialização, utilização e fiscalização de acordo com as características do município, respeitando as leis estaduais e federais já existentes.

Publicidade
Publicidade

Participaram do encontro o coordenador regional da Emater de União da Vitória, Rubens Antônio Sieburger Costa, supervisor regional da Adapar, Osny Kaseker, o secretário de Governo, Evandro Nunes, o diretor da secretaria de Agricultura, Fábio Cró, o presidente da Apruvibi (Associação dos produtores de uva e vinho de Bituruna), Claudinei Bertoleti, o presidente da Abem (Associação Biturunense da Erva Mate), representantes de associações rurais, produtores rurais, engenheiros e técnicos agrônomos, vigilância sanitária e sociedade civil organizada.

Publicidade