Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de maio de 2024
Rádios

Beltrão está a um passo de se tornar uma “Cidade Amiga do Idoso”

Geral

por Juliana Raddi

maxresdefault
Publicidade

O Projeto de Lei 402/2019, do ex-deputado Ricardo Tripoli, institui o Programa Cidade Amiga do Idoso, com a finalidade de incentivar medidas para o envelhecimento saudável e aumento da qualidade de vida da pessoa idosa. O município interessado em participar do programa, deve ter em funcionamento um Conselho Municipal do Idoso e apresentar um plano de ação, com ênfase em transporte, moradia, serviços de saúde, inclusão social, emprego, comunicação e informação, entre outros.

A Professora Doutora da UTFPR, Campus de Pato Branco, Maria de Lourdes Bernardett, foi uma das palestrantes durante encontro realizado com representantes de 13 municípios da microrregião de Francisco Beltrão, na sede da AMSOP. “Estamos felizes em verificar que todos os municípios que acompanharam a reunião estão interessados em se tornar uma ‘Cidade Amiga da Pessoa Idosa’”, comenta.

Após desenvolver um trabalho bastante positivo em Pato Branco, a reunião oportunizou compartilhar informações com a sociedade em geral através do Rotary, Lions e universidades como a UTFPR, Unioeste. Segundo Maria de Lourdes, Francisco Beltrão já desenvolveu um belo trabalho, “estamos aqui para apresentar os passos necessários para o desenvolvimento da pesquisa diagnóstica junto às pessoas idosas do município”.

A avaliação evidencia aspectos a partir de oito, nove, eixos, considerados importantes pela Organização Mundial da Saúde, “para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa na cidade e consequentemente de todas as pessoas”, enfatiza a docente.

Publicidade
Publicidade

Atualmente, o projeto ‘Cidade Amiga da Pessoa Idosa’ é amplamente defendido pela Deputada Federal, Leandre Dal Ponte (PV), idealizadora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) e a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa.

Confira: 

Publicidade