Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de junho de 2024
Rádios
Publicidade

Audiências apresentarão estudos ambientais de PHCs da região

Estão programados atos em Clevelândia, Verê e São Joao para tratar de ações das geradoras Bela Vista e Trindade

Geral

por Ivan Cezar Fochzato

bela_vista
Inaugurada há um ano, PCH Bela Vista opera com alto desempenho -
Publicidade

Três audiências públicas estão marcadas para este mês de novembro em diferentes municípios da região. O objetivo é apresentar estudos e documentos ambientais relativos a empreendimentos energéticos construído e em projeto de implantação no Rio Chopim, na região Sudoeste do Estado do Paraná.

O primeiro ato público está marcado para o dia 09 de novembro, às 19h00, no Centro Cultural Clevelandense para apresentação do apresentação do Estudo de Impacto Ambiental  e Relatório de Impacto Ambiental,  para licenciamento do  empreendimento PCH Trindade Baixo Jusante, com potência de 19,5 MW.

[Grupo RBJ de Comunicação] Audiências apresentarão estudos ambientais de PHCs da região

Conforme o Instituto Agua e Terra(IAT), a audiência visa esclarecer a respeito dos estudos apresentados pelo empreendedor e colher sugestões com a finalidade de subsidiar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento acima mencionado.

A usina, que deverá ser instalada há 11 quilômetros do perímetro urbano de Clevelândia, é classificada de pequeno porte que, a partir de túnel de 133 metros de comprimento, aproveitará o desnível natural distribuído ao longo curso do rio Chopin.

Publicidade
Publicidade

A captação d’água ocorrerá diretamente no reservatório da CGH Salto Claudelino, não havendo necessidade de obras de novo reservatório. Conforme o Estudo, sistema prevê linha de transmissão de 40,00 km de comprimento e tensão 138 kV até a subestação da COPEL em Pato Branco.

 PCH BELA VISTA

Já nos próximos dias 22 e 23 de novembro, ocorrerão  Consultas de apresentação Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais – PACUERA, do reservatório da PCH Bela Vista, nos municípios de Verê e São João.

A programação ocorrerá em formato híbrido pela internet e evento presencial dia 23 de novembro no Salão Paroquial em São João. Já no dia 24 será na Câmara de Vereadores, entre 19h00 e 22h00.

Publicidade
Publicidade

O Instituto Agua e Terra, explica o objetivo é subsidiar o processo de aprovação do Plano de Uso e Ocupação do Entorno do Reservatório Artificial da Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista (PACUERA PCH Bela Vista).

Inaugurada há pouco mais de um ano, a PCH possui 29,81 MW de potência instalada, sendo 29,322 MW nas três unidades geradoras da casa de força principal. A energia gerada na hidrelétrica é levada até a subestação existente em Dois Vizinhos através de uma linha de distribuição em alta-tensão (138 mil volts), com 18 km, que passa por Verê e São Jorge D’Oeste. Em Dois Vizinhos, é feita a conexão com o sistema interligado.

Publicidade
Publicidade