Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
11 de maio de 2024
Rádios

Audiência pública discute situação de alunos do interior de Coronel Domingos Soares

Moradores do assentamento 27 de Outubro cobram construção de escola no local.

Educação e Cultura

por Guilherme Zimermann

WhatsApp Image 2023-08-02 at 14.00.00
Publicidade

A Câmara de Vereadores de Coronel Domingos Soares promoveu nesta terça-feira (1º), uma audiência pública para debater a situação das crianças moradoras do assentamento 27 de Outubro.

Após o incêndio que destruiu a escola da comunidade em 2019, os alunos foram alocados em uma estrutura improvisada no pavilhão da comunidade. Porém, a estrutura precária foi alvo de denúncias feitas por vereadores e pelo Conselho Tutelar, o que levou o Ministério Público a abrir procedimento para investigar a situação.

A prefeitura, diante disso, transferiu os alunos para a escola da Ponte do Iratim, o que gerou contrariedade dos pais, devido à distância percorrida pelas crianças. Na audiência desta terça-feira, vereadores, prefeito, comunidade, promotoria de justiça, procuradoria do município e departamento de educação debateram alternativas para o atendimento das crianças.

Representantes da comunidade apresentaram seus posicionamentos, cobrando providências do poder público sobre a construção de uma nova escola. Morador do assentamento, Nelson Leite, relatou a situação das crianças, algumas que precisam percorrer 20 quilômetros, pontuando os riscos enfrentados por elas nas estradas da região. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

O prefeito Jandir Bandiera reconheceu os pedidos da comunidade, mas lembrou da discussão sobre as divisas entre Bituruna e Coronel Domingos Soares, o que o impede de autorizar a construção de uma nova escola na comunidade do Chico André. Ouça no player abaixo:

O promotor de Justiça, Leone Nivaldo Gonçalves, reforçou que a falta de uma definição sobre as divisas, não oferece condições legais para a prefeitura de Coronel realizar a construção da escola. Ele também comentou sobre como o Ministério Público recebeu informações acerca das condições dos alunos que estudavam no pavilhão da comunidade. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

O presidente da Câmara domingosoarense, João Evandro Tibes, defendeu que o território do Chico André pertence a Coronel Domingos Soares, ressaltando que é necessário haver um entendimento com o município de Bituruna para sanar a questão. Ouça no player abaixo:

Questionado pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club durante a audiência, o assessor jurídico do prefeito, João Luiz Lustosa, explicou em que etapa está o processo para definição das divisas municipais. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Durante as explanações, o vereador Tiago Montebeles apresentou um caso de municípios do norte do país, que firmaram convênios para a transferência de estudantes. O presidente da Câmara de Palmas, Marcos Gomes, que também participou da audiência, citou o exemplo do assentamento Recanto Bonito, que até 2014 pertencia a General Carneiro e a prefeitura de Palmas mantinha convênio com o município vizinho para a utilização da escola da comunidade pelos alunos palmenses.

Diante da alternativa apresentada, a prefeitura de Coronel deverá procurar o Executivo de Bituruna, para discutir a possibilidade de um convênio, para que as crianças do Chico André possam estudar em Bituruna, até a construção da escola da comunidade.

 

Publicidade