Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Assembleia da Pastoral Familiar refletiu sobre o pré-matrimônio

Notícias de Francisco Beltrão, Palmas e da região Sudoeste do Paraná

Geral

por redação

Publicidade

Por Luiz Carlos Bittencourt

 

   Nos dias 29 e 30 de setembro, na Casa de Formação, em Francisco Beltrão, aconteceu Assembleia Diocesana da Pastoral Familiar. O assessor foi o Pe. Valdecir Bressani, pároco da Paróquia Imaculada Conceição, de Dois Vizinhos, que abordou o tema: “Pré-matrimônio”. Foram refletidas ações visando atividades envolvendo famílias, adolescentes, jovens, namorados e noivos. O ponto principal foi a apresentação da proposta que vai nortear os encontros de noivos, seguindo o que orienta a CNBB através do Guia do Pré-matrimonio da Pastoral Familiar, priorizando os temas essenciais.

 

Publicidade
Publicidade

Palavra de Dom Orlando

 

   Em sua carta de apresentação da importância de se priorizar um trabalho visando a preparação ao matrimônio, Dom Orlando Brandes (Arcebispo da Arquidiocese de Londrina – e referencial da Pastoral Familiar no Regional Sul 2 da CNBB), destaca a importância da preparação para o matrimônio cristão e a família: “Todos, temos consciência da importância da preparação de nossos noivos e noivas para assumir para sempre o matrimônio cristão e a vida em família. A missão de ser esposos e pais, fazendo da família uma ‘comunidade de vida e amor, precisa ser conhecida, assumida e vivida.

   Quero saudar todos os membros da Pastoral Familiar que se dedicam com generosidade, competência e convicção aos nossos encontros de noivos, do Setor Pré-Matrimonial. Agradeço também as demais pastorais e movimentos que colaboram nesse estimável trabalho pastoral em favor das pessoas, das famílias e da evangelização.

Publicidade
Publicidade

   Precisamos oferecer encontros de preparação para a vida matrimonial profundos, participativos e evangelizadores, servindo-nos de meios modernos e metodologias adequadas, como por exemplo, estudos em grupo, uso da multimídia, DVDs, e tantas outras.

   O matrimônio cristão e a família são tão decisivos na vida humana e cristã, que não podemos reduzir nossos encontros de preparação para a vida matrimonial em palestras repetitivas e com pouca duração. Médicos, advogados, atletas, artistas e outros profissionais preparam-se longa e responsavelmente para sua profissão. Precisamos ser mais exigentes e responsáveis na preparação de nossos fiéis à vida matrimonial e familiar.

   Importante também é a fidelidade à doutrina da Igreja a respeito da fidelidade conjugal, do divórcio, do aborto, dos meios naturais de planejamento familiar, de educação para o amor, sem esquecer o valor da castidade. Urge apresentar positivamente a doutrina da Igreja sobre a vida e a família.
Tudo o que fazemos em favor de nossos noivos e noivas, seja em nome de Jesus, por amor à Igreja e em favor da vida e da família”.

 

Publicidade