Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Apesar do péssimo estado, CNT considera situação da PRC-280 “regular”

Geral

por Guilherme Zimermann

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O estado da PRC-280, que corta o Sudoeste do Estado, saindo do entroncamento com a BR-153 na região de Palmas, Sul paranaense, indo até Dionísio Cerqueira, Oeste de Santa Catarina e divisa com a Argentina, foi avaliado como regular pela Pesquisa CNT (Confederação Nacional dos Transportes) de Rodovias, divulgada nesta terça-feira (07).

[Grupo RBJ de Comunicação] Apesar do péssimo estado, CNT considera situação da PRC-280
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Em sua extensão de 184 quilômetros, o estado geral, pavimento e sinalização receberam avaliação regular. Já a geometria da pista, teve recebeu conceito ruim. Nesta semana, o secretário da Casa Civil do Paraná, Valdir Rossoni, anunciou o inicio de uma nova etapa de recuperação de rodovia.

Por outro lado, apesar dos dados apresentados pela CNT, os usuários da PRC-280 não concordam com a avaliação. No mês de julho, o integrante do Conselho Fiscal da FIEP e empresário do setor avícola, Roberto Flávio Pecoits, coordenou uma reunião em que foram debatidas as obras consideradas prioritárias pelo setor produtivo do Sudoeste do Paraná.

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Na ocasião, o empresário ressaltava a urgência na recuperação da PRC-280, uma vez que o estado da via “passou de precário para lamentável”, e diante da relevância da rodovia e alto fluxo de veículos, é imprescindível a atenção do Governo com relação ao chamado “Corredor Sudoeste”.

Projetada embrionariamente no segundo governo de Moysés Lupion (1956 – 1961) com a denominação de “Rodovia do Trigo”, ligando Curitiba, Araucária, Lapa, São Mateus do Sul, União da Vitória, Palmas, Clevelândia, Pato Branco, Barracão até Medianeira, a PRC-280, é a principal via de ligação entre Oeste, Sudoeste e Capital do Estado.

Conforme matéria veiculada pela Revista Olhar, na edição de outubro de 2015, que contou parte da história da rodovia, em julho de 1975, em visita ao município de Palmas, o então governador Jayme Canet Júnior anunciava o Programa Rodoviário do Sudoeste, que previa até o ano de 1979, a pavimentação do trecho entre Palmas e Pato Branco e de mais de 500 quilômetros de estradas na região. No ano seguinte, durante os festejos dos 97 anos de emancipação político-administrativa do município, o Governador anunciava o inicio oficial das obras da rodovia.

Dois anos depois, no dia 14 de abril de 1978, com a presença do governador, secretários de Estado, deputados estaduais e população em geral, era inaugurado o primeiro trecho da PR-280, ligando Palmas ao distrito de Santa Rita, interligado à BR-153. No mês de novembro, o governo anunciava a conclusão do trecho entre Palmas e Pato Branco. Passados quase 40 anos, a PRC-280 ainda é a mesma construída no governo Canet.

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Em dezembro de 2016, a Casa Civil do Estado promoveu audiências públicas na região, para tratar do processo de concessão da PRC-280. O estudo mostrou que o investimento na modernização da rodovia é de R$ 3,3 bilhões e deve ampliar em 40% a capacidade de tráfego da rodovia, que hoje tem fluxo médio de 7 mil veículos, sendo 20% caminhões. Entre as obras previstas estão 109 quilômetros de terceiras-faixas e intercessões em acessos a várias cidades ao longo da rodovia.

Naquele mesmo mês, porém, o governador Beto Richa, durante passagem pela região, anunciou a suspensão dos estudos de privatização da estrada, justificando que a pausa nos trabalhos serviria para que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) estudasse as propostas apresentadas durante as audiências públicas.

Já no mês de fevereiro deste ano, em ofício encaminhado ao Governo do Paraná, a Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop) pediu a sequência do processo de concessão da PRC-280. No documento, a entidade reivindicava “a abertura do edital de concessão ainda no primeiro semestre de 2017”, diante “da importância que o Corredor Sudoeste representa para o desenvolvimento da região”.

No último mês de junho, o diretor-geral do DER, Nelson Leal Júnior, afirmou que o Departamento pretende realizar um aporte financeiro significativo, antes de repassar a rodovia à iniciativa privada, como forma de baixar os custos de pedágio. Informou que a proposta de duplicação entre Pato Branco e Francisco Beltrão está sendo estudada e deverá voltar a ser discutida com a população regional em uma nova rodada de audiência públicas, até então prevista para o segundo semestre de 2017.

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