Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

ANEEL inicia processo de outorga para instalação de complexo eólico em Palmas

Geral

por Guilherme Zimermann

Usina Eólica de Palmas
No Estado do Paraná está em funcionamento desde janeiro de 1999 a Usina Eólica de Palmas, com 2,5 MW, de propriedade da COPEL. OParaná foi pioneiro nesse segmento ao investir na instalação da primeira usina eólica. Foi no município de Palmas, Sul do Estado, em 1999, com potência de 2,5 megawatts. A usina foi resultado de um trabalho minucioso – o Projeto Ventar – iniciado pela Copel em 1994. - Palmas/PR, 13.05.2011 - Foto Jonas Oliveira
Publicidade

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) abriu processo de outorga do Complexo Eólico Palmas II, projetado para instalação na região dos Campos de Palmas, Sul do Paraná. Os despachos foram publicados nesta quinta-feira (20), no Diário Oficial da União.

O projeto prevê a construção de oito parques eólicos – Campo Alegre, Pederneiras, Santa Cruz, Santa Maria, São Francisco, Taipinha, Tradição e Tradição Piloto – que deverão gerar mais de 180 MW (Megawatts) de energia, interligando-se à subestação de Palmas, através de linha de transmissão de 28 quilômetros, com traçado  previsto para faixa de domínio da PRC-280.

A estimativa dos investidores é que durante a fase de implantação deverão ser gerados até 500 postos de trabalho diretos, entre as mais diversas funções e formações, onde pretende-se priorizar a contratação de mão de obra local. Posteriormente, para a operação e manutenção serão pelo menos 25 postos de trabalho fixos. Também haverão empregos diretos na execução de pelo menos 19 programas ambientais durante e após as obras. A previsão é que os investimentos superem R$ 1,2 bilhão.

Publicidade