Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Advogados da Subseção de Palmas reclamam a falta de juízes na Comarca

PALMAS

Geral

por redação

Publicidade

Na última semana, durante a solenidade de posse da nova direção da OAB ( Ordem dos Advogados do Brasil), subseção de Palmas, sul do Paraná,   foram abordadas várias questões envolvendo o trabalho dos advogados nesta região, tais como com a falta de juízes na Comarca e na seção Judiciária, bem como a necessidade urgente de construção da sede própria da OAB local. A solenidade realizada na Câmara de Vereadores contou com a presença  da Direção e Conselheiros  estaduais da OAB; advogados  associados, lideranças políticas e sociais da Comarca. 

O  presidente estadual  da Ordem, Juliano Breda, falou que sua gestão buscará a valorização financeira dos advogados, que estão  convivendo com baixa remuneração, por conta da invasão do que chamou de indústria de captação de clientela. Outro aspecto  diz respeito à necessidade de  qualificação profissional, principalmente com a implantação do processo eletrônico.

Publicidade
Publicidade

Breda ouviu as reclamações dos advogados e destacou que está sendo tratado junto ao Tribunal de Justiça a adoção de medidas para que se diminua a migração de juízes entre as Comarcas, garantindo maior tempo de permanência dos magistrados num mesmo local. Confirmou que no Paraná, há um déficit de  80 juízes e disse acreditar que no prazo máximo de um ano e meio a situação estará estabilizada.

O presidente da OAB de Palmas, Antonio Rampazzo, por sua vez,  explicou que a Seção Judiciária de Palmas, que envolve ainda as comarcas de  Mangueirinha, Clevelândia e Pinhão, deveria contar com pelo menos seis juízes titulares e um substituto, sendo que atualmente  há apenas um juiz para atender a toda a  região. Conforme Rampazzo, somente na Comarca de Palmas, há 13 mil processos ajuizados e aguardando despacho judicial.

Publicidade
Publicidade

Por outro lado, Rampazzo, destacou que a OAB local deverá ter sua sede própria construída, fato  que   foi confirmado pelo vice-presidente estadual da OAB, Cássio Lisandro Telles, destacando que convocará também o executivo e legislativo local para agilizar os procedimentos para que até o final do ano possam ser iniciadas as obras.

 

Publicidade