Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de maio de 2024
Rádios

Advogado explica que é possível receber mais de uma pensão por morte de ambos os pais

Existe a possibilidade desde que os falecidos sejam contribuintes do INSS

Justiça

por Marcelo Marcos

Advogado explica que é possível receber mais de uma pensão por morte de ambos os pais
EBC
Publicidade

Na semana passada a reportagem mostrou na programação da rádio Onda Sul a situação de uma avó aqui de Francisco Beltrão que ficou com a guarda de um menino que perdeu pai e mãe em um acidente de trânsito há algum tempo. Ele recebe uma pensão desde que perdeu os genitores, porém a dúvida que surge é se é possível o dependente acumular duas pensões. Nosso jornalismo buscou informações, e conforme o advogado aqui de Francisco Beltrão, Luan Patel Cardoso, essa regra vale apenas para dependentes menores de 18 anos e é possível receber mais de uma pensão por morte de ambos os pais, se os dois eram contribuintes com o INSS no ano anterior a morte.

[Grupo RBJ de Comunicação] Advogado explica que é possível receber mais de uma pensão por morte de ambos os pais — O advogado Luan Patel Cardoso
O advogado Luan Patel Cardoso

O advogado explica que a lei prevê que pais de idade avançada ou problemas de saúde por exemplo, dependentes do filho e que não são segurados da previdência também podem pleitear, em caso de morte do filho, a pensão se provada a dependência econômica.

Confira mais detalhes no player:  

Publicidade