Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Ação integrada pretende coibir furtos de fios de cobres em locais públicos de Francisco Beltrão

Encontro para discutir o assunto e as ações contou com representantes da PM, Polícia Civil e da administração municipal

Geral

por Romeu Junior

reunião fios elétricos
Reunião contou com representantes da PM, Polícia Civil e da administração municipal de Francisco Beltrão. Foto: Assessoria de Imprensa/PMFB
Publicidade

O furto de fios de cobre e produtos similares é um antigo problema registrado em Francisco Beltrão e nas demais cidades do Brasil. Os prejuízos são grandes e constantes para o poder público e também para a iniciativa privada. O combate a este tipo de crime foi tema de reunião realizada esta semana na prefeitura, coordenada pelo secretário de Administração, Antonio Carlos Bonetti, contando com a participação de representantes de várias secretarias e das forças de segurança, inclusive o comandante da Polícia Militar de Beltrão, Capitão Anderson Frossard, e do Delegado Chefe da 19ª SDP, Dr. Ricardo de Moraes.

“A prefeitura vem enfrentando prejuízos volumosos e constantes com furtos, em especial cabos de cobre, que ocorrem em praças, parques, espaços esportivos, CMEIs, escolas e demais prédios públicos. Para buscar uma solução, vamos realizar ações integradas com as forças de segurança, em especial a PM e Polícia Civil, buscando orientar e ao mesmo tempo identificar e punir os autores e os receptadores, que causam prejuízos para toda a população”, explica o secretário Bonetti.

Bonetti relata ainda que a iniciativa envolverá as secretarias municipais de Administração, Fazenda e Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, equipe de Vigias da prefeitura e as forças de segurança. A meta, segundo ele, é também envolver a Receita Estadual, pois uma Lei Estadual de julho de 2022, dispõe sobre ações de prevenção e combate ao furto e roubo de cabos, fios metálicos, gerados, baterias, transformadores e placas metálicas.

O secretário afirma que diversos casos de furtos de fios de cobre foram elucidados, inclusive com a identificação dos autores, mas os prejuízos não foram recuperados. “Esperamos que através de uma ação mais enérgica possamos evitar esse tipo de furto e quando ocorrer os responsáveis possam ter uma punição exemplar, com o ressarcimento dos prejuízos”, completa o secretário.

Publicidade
Publicidade

Romeu Junior com informações da Assessoria do Município de Francisco Beltrão

Publicidade