Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Acadêmicos de pedagogia da Unicentro fazem mobilização contra a PEC-241

Geral

por redação

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Acadêmicos de pedagogia da Unicentro fazem mobilização contra a PEC-241 — Mobilização Campus Avançado da Unicentro -Chopinzinho. Foto: Edson Zuconelli.
Mobilização Campus Avançado da Unicentro -Chopinzinho. Foto: Edson Zuconelli.

Acadêmicos do curso de pedagogia do Campus Avançado na Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro de Chopinzinho, sudoeste do Paraná, iniciaram na noite desta quarta-feira (19), uma mobilização contraria a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 que deverá ser votada pelo Congresso Nacional.

Cerca de 50 estudantes participam da mobilização que no primeiro dia contou com uma passeata que percorreu a avenida XV de Novembro e a rua Frei Everaldo, área central da cidade. Os acadêmicos protestam contra a Proposta de Emenda a Constituição onde o governo federal pretende congelar o Orçamento da União por 20 anos implicando em cortes nos recursos financeiros  para saúde e educação, dentre outras áreas sociais.

“Nós estamos realizando esta mobilização contra a PEC 241 que atinge os nossos direitos já garantidos por lei na constituição. Com a aprovação da PEC vai deixar de existir os concursos públicos, o Sistema Único de Saúde (SUS), congelamento do salário mínimo, e caso essas reformas sejam aprovadas, somente após dez anos serão discutidas novamente. Então é por esses pontos que estamos lutando e reivindicando ”, disse a acadêmica Adriana de Ramos.

Publicidade
Publicidade

No Campus Avançado de Chopinzinho da Unicentro, os cursos de Secretariado Executivo, Ciências Contábeis e Administração Pública seguem com as aulas normais. Segundo a diretora da instituição, Suzete Terezinha Orzechowski, “ os alunos que estão mobilizados não estão interferindo nas atividades dos outros alunos que participam das aulas, e podemos conviver tranquilamente com aqueles alunos que estão se mobilizando e com os demais alunos do campus”.

Na manhã desta quarta-feira houve a ocupação do Campus Santa Cruz e da Reitoria, em Guarapuava, centro oeste do Paraná.  Em nota, a Administração Superior da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) lamentou a atitude do grupo de estudantes que fizeram a ocupação do Campus Santa Cruz, salientando que tal ação prejudica enormemente a Universidade, provocando perdas também à sociedade regional.

Confira no link abaixo a Nota Oficial da Unicentro:

Publicidade
Publicidade

+ Nota Oficial da Unicentro sobre a ocupação do Campus Santa Cruz e da Reitoria.

No movimento “Ocupa Paraná” até o momento 800 escolas, 12 universidades e 3 núcleos de educação estão ocupados. Os locais podem ser acompanhados pelo site ocupaparana.org.

Publicidade