Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

ABCC Caracu participará de eventos da pecuária Latino Americana na Bolívia

Economia

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

A Associação Brasileira dos Criadores da Raça Caracu(ABCC), cuja sede nacional é Palmas, sul do Paraná, estará participando de eventos da pecuária sul-americana, na Bolívia de 19 a 21 de Maio.

[Grupo RBJ de Comunicação] ABCC Caracu participará de eventos da pecuária Latino Americana na Bolívia — DSC_0460
DSC_0460
Conforme o presidente da entidade brasileira, Kiko Pagliosa, a ABCC ocupa atualmente a vice-presidência da Associação Latino Americana de Bovinos Crioulos(Asocrioulo).Os eventos ocorrem em Santa Cruz de La Sierra e em Camiri, no Chaco Boliviano.

Dessa forma, participará do XI Jornada Boliviana das raças e do II Encontro de Associação de Criadores de Bovinos Crioulos, promovido pela Federação Latino Americana.

O presidente da Associação, Ernesto Salas, disse que conferência é realizada a cada dois anos e tem como objetivo divulgar e promover os benefícios de criadores de gado locais em diferentes partes do país. Durante os eventos, ocorrerão exposições e leilões, ciclo de conferências, eventos culturais; transferências de tecnologia, dentre outras atividades ligadas ao setor.

Publicidade
Publicidade

Explicou Pagliosa, que ocorrerá também a eleição para a nova direção da entidade e definições quanto a realização do próximo evento no Brasil, sob a organização da ABCC. “A raça Caracu é brasileira e vamos apresentar as potencialidades desta raça”, disse o pecuarista.

Conforme Pesquisa da Agropecuária Brasileira, a origem do Gado Crioulo na América Latina, possivelmente, é dos antigos bovinos Hamíticos, caracterizados por chifres longos, domesticados no Egito há aproximadamente 4000 anos a.C., e introduzidos no sul da Espanha procedentes da África do Norte.

Publicidade